terça-feira, 26 de abril de 2011

Projeto Tamar na Praia do Forte

No centrinho da Praia do Forte, perto da igreja, fica a sede do Projeto Tamar. Em abril, é época da abertura dos ninhos, quando os biólogos ajudam as tartarugas rumarem ao mar. Eu achei emocionante, apesar de um pouco fedido. Paga-se para fazer a visitação (em 2009, custava cerca de R$ 10), mas a parte que eles cercam para direcionar as pequenas tartarugas ao mar é aberta ao público.


Dentro do Projeto, você pode saber mais sobre os tipos dos animais e observar alguns em cativeiro. Os ninhos também ficam ali. Na verdade, os biólogos vasculham as praias da região em busca de lugares onde as tartarugas poderiam ter enterrados os ovos. Acham, removem os ovos e os levam para a sede, onde os enterram novamente. A diferença é que ali eles ficam protegidos de predadores. No tempo certo, os profissionais cavam os ninhos para ajudar as tartarugas a vencerem a areia e saírem dali. No entanto, algumas já morreram - o que deixa o ambiente fedido, com cheiro de ovo podre.

Bióloga abre o ninho e ajuda as tartarugas buscarem o mar

Uma vez que as tartarugas são retiradas (há um controle pela quantidade de ovos depositados), elas são colocadas em um tipo de bacia. Dali, são levadas para a praia e direcionadas para o mar. Os biólogos as deixam distante para que caminhem - o branco da espuma das ondas funciona como um indicador para onde elas têm de ir. Eles explicam que as tartarugas voltarão para a Praia do Forte para depositar os seus ovos. As que sobreviverem, claro.


Sem chegar muito perto, população observa 
Rumo ao mar!!
 Fotos: Roberta Prescott
>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...