sábado, 14 de julho de 2012

Sete dias pelas regiões da Provence e Côte d'Azur

Por Bia Prescott*

Em maio, fomos, junto com os pais do Vitor, meu namorado, explorar as regiões da Provence e Côte D'Azur durante sete dias. Saímos de Paris pela manhã e pegamos o TGV rumo a Aix-en-Provence, que foi o nosso QG, onde ficamos hospedados e alugamos carro (com GPS, por favor!!!).
Cassis

Dia 1
Exploramos Aix durante nosso primeiro dia lá. É uma cidade universitária, cheia de jovens e de construções lindas! Sua marca principal são suas fontes.


Dica da editora: Quando visitar a região, procure saber se está ocorrendo algum evento cultural. Por exemplo, de 5 a 27 de julho de 2012, ocorre o Festival d'Aix.

Dia 2
No segundo dia, visitamos Avignon, uma cidade que foi residência do Papado no século 14. A maior lembrança desta época é o Palácio dos Papas, um must-go da cidade que mata um pouco da curiosidade de como viviam esses religiosos naquele tempo.  
Castelo dos Papas
Outro ponto turístico da cidade é a Pont d’Avignon, que foi parcialmente destruída por enchentes do Rio Rhône. Almoçamos na praça em frente ao Palácio dos Papas e depois rumamos para o próximo ponto.
Pont du Gard (foto ©Vitor Mazon)
Avignon: ponte destruída pelo Rhône
Quando estava pesquisando o que conhecer na região dei de cara com a Pont du Gard, um lugar maravilhoso e decidi que iria, custe o que custasse. Não sabia direito onde era, só sabia que era perto de Nîmes, sorte minha que na estrada passamos por placas indicando o caminho e o seguimos, porque fazer o pai do Vitor se perder no meio de uma estrada francesa não ia pegar nada bem. 

E ainda bem que fiz questão de ir, porque esse aqueduto romano no meio de um parque tirou meu folêgo e me deixou completamente apaixonada! Ganhou o primeiro lugar no meu top 3 da viagem! Lindo, lindo, lindo... de deixar sem palavras.

Dia 3
Visitamos Arles, uma cidade francesa do departamento de Bouches-du-Rhône, com cerca de 52.000 habitantes. Lá exploramos suas ruas superestreitinhas e cheias de charme; visitamos a arena e o teatro romanos e uma galeria subterrânea também dos tempos romanos, que era a base do fórum que não existe mais.
Bia e Vitor em Arles, na arena romana
Almoçamos no Le Criquet (21 r Porte de Laure, 13200), restaurante charmoso indicado pelo meu pai: comida delícia e serviço ótimo, tudo perfeito. 

Saímos de Arles rumo a Les Baux de Provence, mas quando chegamos lá chovia loucamente! Então, não tenho muito o que falar de Baux, mas, com certeza, quero voltar, porque me pareceu uma mini joia de tão linda que era mesmo de baixo de muita chuva.


Dia 4
Já era praticamente a metade da viagem. No quarto dia, fomos a Gordes. Ah...Gordes. Só o caminho até lá já vale o passeio. Explorar aquelas ruas lindas conquistou meu coração e colocou a cidade no terceiro (sim, pulamos do primeiro para o terceiro, o segundo já vem) lugar no meu top 3 da viagem! Esta cidade, localizada no Luberon, transborda charme e tem uma vista sensacional. 

Almoçamos no L’Artégal (Place du Château, Gordes), restaurante gracinha e com pratos delícia! Eu comi a salada de foie gras e o Vitor o plat du jour, que era um frango, ambos muito gostosos. 



Após o almoço, partimos para Isle Sur la Sorgue, o paraíso da decoração vintage. Exploramos a rua principal e as áreas de decoração que estavam abertas. Depois de um café, partimos para o último ponto do dia, Fontaine-de-Vaucluse. Lá, visitamos a nascente do rio Sorgue, um passeio completamente diferente do que estávamos fazendo e, justamente por isto, mesmo foi fantástico!

Isle sur la Sorgre


Dia 5
Fomos para Monaco, Monte-Carlo e Juan-Les-Pins. Gostei de Monte-Carlo, dei ótimas risadas no nosso passeio por lá, porque estavam montando o GP de Monaco, enquanto estávamos lá e eu adorei esta parte. No entanto, não me apaixonei loucamente por nada que vi nesse dia, então, meus comentários acabam por aqui.


Dia 6
Cassis! Finalmente, chegamos ao segundo lugar do meu top 3 da viagem, mas, no fim, acho que meu coração tem espaço para dois primeiros lugares! Este lugar é simplesmente de tirar o folêgo de tão maravilhoso!

Faça o passeio de barco para ver os calanques do mar e, se tiver muito pique, tem um passeio a pé para ver a vista de cima dos calanques. A cidade por si só já é uma graça e as praias, pelo o que eu vi, são pequenininhas e de pedrinhas, mas com aquele mar azul lindo. Conquistou meu coração!
 Cassis é must-go da costa francesa com certeza! E ainda fazia um sol lindo, diferentemente dos outros dias, quando pegamos chuva e um tempo mais fechado – tenho de dizer que isto me pegou completamente de surpresa e me deixou com aquele "bronzeado" belo (muita ironia aqui gente): vermelho pimentão e com marca do vestido.

Dia 7
No sétimo e último dia, o meu "bronzeado belo" (leia-se vermelho pimentão) ardia ainda no dia seguinte, então, não aproveitei nadica da última cidade que visitamos, que foi Salon-de-Provence. Pegamos o trem no fim da tarde rumo a Paris.

Amei estas regiões francesas!

      >>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens


* Minha prima querida Bia se formou em fonoaudiologia e se mandou para Paris em meados de 2011, onde permanecerá até o segundo semestre deste ano. Enquanto isto, eu vou torcer para que ela escreva muitos posts pro Mosaico!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...