quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um guia para conhecer Montevidéu

A capital do Uruguai parece estar na moda. Muitos brasileiros têm escolhido Montevidéu como destino para passar alguns dias. Eu diria que é perfeito para um fim de semana e até mesmo um feriado de quatro dias, incluindo visita e degustação em uma das dezenas de bodegas.
Vista da Rambla Mahatma Gandhi | Fotos: Thais Cerioni
Montevidéu é a cidade mais populosa do país, com cerca de 1,5 milhão de habitantes, mas ela se mostra espalhada, o que dá a sensação de não ter muita gente. Como cheguei pela estrada (IB-Este), vindo de Punta del Este, percorri uma boa parte da cidade (praticamente toda a horizontal do mapa que eu tinha) pela rua Itália, que atravessa a cidade.

A rua general Artigas, perpendicular, corta Montevidéu na vertical, sentido mar. Também importante, a avenida 18 de Julio vai do centro antigo até a general Artigas, perto do estádio. É bom saber disto para se localizar.
Avenida 18 de Julio, uma das vias principais 
Longe de ser um lugar com muitas obrigações para conhecer, como já publicado aqui no Mosaico (leia o post Um fim de semana em Montevidéu), a cidade revelou-se bastante agradável. Tem bons restaurantes com preços inferiores aos praticados em São Paulo e bem mais em conta que o badalado balneário Punta del Este (confira texto sobre como Punta é cara). Carnes (a famosa parrilla) e frutos do mar são especialidades do país, onde também se bebe vinhos nacionais excelentes. Mas típico mesmo é o chivito, uma espécie de x-tudo.
Bancos ao longo da orla para apreciar o Río de la Plata  
Além do centro antigo (Ciudad Vieja), vale passear pela rua da praia chamada de Ramblas, tanto na altura dos bairros Pocitos e Punta Carretas (Ramblas Mahatma Gandhi), que tem restaurantes à beira-mar, como descendo na direção da sede da Secretaria do Mercosul (Ramblas presidente Wilson e sua continuação, a República Argentina).

Caminhe também pelos bairros residenciais de Pocitos e Punta Carretas. Mas atenção a duas coisas bem importantes: 1) tem muito cocô de cachorro nas calçadas, muito mesmo; 2) faixas de pedestres são escassas e os motoristas não respeitam quem está a pé.
Sede do Mercosul
Aparentemente - e pelo relatos dos moradores - se trata de uma cidade segura. Basta observar as casas sem muros altos, segurança ou cerca elétrica para comprovar isto. Só não é aconselhável caminhar à noite pelo centro. Pegar táxi costuma ser uma boa opção, uma vez que as tarifas não são altas, mas tenha em mente que os carros são bem velhos.

Uma boa pedida e um passeio perfeito para quem vai ao Uruguai é conhecer as vinícolas locais. Há uma grande concentração de bodegas na região de Canelones, estado vizinho ao de Montevidéu. O chato é que praticamente todas pedem para fazer reserva com duas semanas de antecedência. As escolhidas por mim foram Bouza e H.Stagnari.

No meu caso, conheci a cidade durante uma viagem de 11 dias entre Punta del Este, Montevidéu, Colônia del Sacramento e Buenos Aires. Cheguei à cidade, vindo de Punta, num sábado no fim da tarde e saí de lá na terça pouco depois do meio-dia. Ficaria tranquilamente um dia a mais para poder visitar outra vinícola. Abaixo reúno algumas dicas para quem quiser aproveitar a capital do Uruguai.

>>> Não deixe de ler: Vinhos para trazer do Uruguai


QUANDO IR
Fui em agosto, portanto, inverno. Por isso, tinha pouca gente à noite na rua (e nos restaurantes, menos no La Perdiz, que vive lotado) e havia neblina baixa na rua desde o fim da tarde, às vezes, não dando para enxergar nem logo ali. O pior deste clima é que dificulta o tráfego aéreo por conta do mau tempo. Meu vôo da TAM que sairia às 9h25 só partiu quase 14h.

Dei azar e peguei uns dias chuvosos, mas no último dia e meio abriu e o sol começou a aparecer. No inverno, quando chove, a paisagem fica "triste".

Acredito que na primavera e verão Montevidéu seja mais animada. Se bem que escutei de um taxista que muita gente vai embora da cidade para aproveitar o calor em um dos balneários.
A  maldita neblina
O QUE FAZER
Montevidéu é uma cidade tranquila, o que deixa a viagem mais sossegada e perfeita para poucos dias. Conhecer o centro antigo, chamado de Ciudad Vieja, é a principal atração. Mas, como ele é pequeno, não demora mais que três horas para percorrer tudo muito bem.
Teatro Solís, localizado na parte antiga da cidade
Mapa da Ciudad Vieja
Almoce em um dos restaurantes do Mercado del Puerto antes ou depois do passeio. Uma dica é percorrer todo o paseo peatonal Sarandi, que é uma rua antiga onde só andam pedestres, desde perto do mercado (pegando pela rua Perez Castellanos) até a Plaza Independencia.
Parte da Plaza Independencia
Assim, você vai ver também a Puerta de la Ciudadela logo no fim da rua e o antigo Teatro Solís (descendo à direita). Se for pela Sarandi, observe as praças que tem perto e as construções antigas - sempre tomando muito cuidado para não pisar nos cocôs de cachorros.

Ainda na cidade, vale conhecer o Estadio Centenario, passear pela orla (percorrendo as Ramblas, cujos nomes mudam conforme o bairro). A sede do Mercosul é linda, mas estava fechada quando eu fui, então, não sei se tem visitação. Há ainda um cassino bem caidinho, atrás da sede do Mercosul.

Uma vez em Montevidéu, vá conhecer alguma das dezenas de vinícolas instaladas na região. A Bouza é a mais turística e também a mais próxima da capital (uns 20 minutos de taxi, 550 pesos).
Presidência da República, na Plaza Independencia
ONDE COMER
Antes de eu ir, alguns amigos que estiveram na cidade me deram muitas dicas de onde comer. Também pesquisei em alguns blogs e sites. Infelizmente, não consegui ir nem a metade, mas compartilho as sugestões aqui

A 21 de Septiembre, avenida que praticamente divide Punta Carretas e Pocitos, reúne muitos bares e restaurantes. Estes dois bairros são mais agradáveis para jantar, já que, como são mais residenciais, fica mais gostoso para ir e voltar a pé.

Uma grande ajuda na hora de buscar dicas de restaurantes é consultar o site SalirAComer, que divide as indicações por bairro e dá informações sobre preço, ambiente e culinária. Não ligue para a estética do site (risos).
No blog Comidas já comidas, a querida Luciana Ferraz (que escreveu aqui sobre Cingapura) sugere o El Palenque (Pérez Castellano, 1579, logo na entrada do Mercado del Puerto), o Cafe Facal (Av. 18 de Julio, 1249, Cidade Velha), o Wine Bar My suites (Benito Blanco 674, esquina com 21 de Setiembre, Pocitos), o Bar Fun Fun (Ciudadela 1229) e o Rocco bar (Rua 21 de Setiembre, 3098, esquina com F. Vidal). Eu não fui a nenhum destes, mas o Fun Fun também foi indicação de um colega que mora na cidade.

No Mercado del Puerto, o El Palenque estava fechado (o estabelecimento não abre às segundas), então, optei pelo restaurante ao lado, que não estava muito bom. Pedimos uma linguiça de entrada e uma carne que tinha muita gordura. Mas comer dentro do mercado, de preferência sentado no balcão, parece ser muito mais legal. Você vai sair cheirando a parrilla, mas a experiência vale!
Recentemente, o blog Vinhos e Viagens fez um post interessante sobre uma seleção de restaurantes com bons vinhos para uma viagem entre Montevideo e Punta del Leste. Entre as sugestões, tentei ir ao Paninis, em Pocitos, mas ainda não estava aberto devido ao horário (fui para um "almo-janta" e a casa só abre às 20 horas).

Então, no primeiro dia, acabei seguindo as sugestões de uma pessoa que mora na cidade e fui ao Che Montevideo (Rambla M.Gandhi 630 na altura da 21 de Setiembre). Ambiente bem informal, estando mais para bar, ele tem vista para o mar e conta com mesas e cadeiras numa varanda, o que deve ser bastante agradável no verão. Tinha três televisões ligadas em canal de esporte, o que foi perfeito porque deu para assistir ao jogo de volei do Brasil.
Che Montevideo tem ambiente descontraído
A comida poderia estar melhor, mas tinha preço justo (pouco mais de R$ 100 no total para duas pessoas). Apesar de muito bem-servido, o abadejo ao limão com batata e vegetais não tinha gosto de molho de limão; enquanto o sorrentino de presunto e queijo com molho romanesca se mostrou bem sem graça. Bebemos uma meia garrafa do El Pedregal Tannat - selección H.Stagnari.

No dia seguinte, o almoço foi na Bouza junto com a degustação de vinhos. Certamente, vale a pena conhecer, tanto que farei um post específico sobre isto. Comi muito, por isto, a fome não era tanta para jantar. Perto do hotel (Regency Golf) há diversos restaurantes, então, optei por procurar a pé por algum bar para beliscar. Encontrei diversos restaurantes e acabei entrando no que parecia mais com bar e era o mais animado: um mexicano chamado Roma Tijuana.

Logo percebi que a frequência era de locais, o que ficou bem claro quando vi que não aceitavam cartões de crédito ou real. Lógico que só notei isto depois de pedir uma Coca-Cola - e não tinha pesos uruguaios suficientes. A sorte foi que o garçon era muito gente boa e se propôs a ficar com os R$ 60 da conta e trocar ele mesmo por pesos. Comida mexicana diferente a um preço bem em conta.
Bem famoso, o La Perdiz ficava a poucas quadras do hotel e foi o meu escolhido para a última noite. Tem ambiente bem informal como um pub, mas a comida é de restaurante. O ideal é fazer reserva, mas eu não fiz. Cheguei por volta das 21h e estava lotado, porém, esperei apenas uns 10 minutos no balcão, onde também havia várias pessoas comendo.

Nota 10 para o restaurante. Atendimento muito bom, atencioso e nos deram a sobremesa, uma entrada e  Limoncello por invitación. Talvez porque pedimos uma das garrafas de vinho mais caras do cardápio (J. Carrau Pujol 1752 - Gran Tradición 2007)! O vinho combinou super com o bife ancho premium (foto acima) e pure de batatas que dividimos. Aliás, é bom dizer que os pratos de carnes servem bem duas meninas.
Vista da Rambla presidente Wilson 
ONDE SE HOSPEDAR
Punta Carretas e Pocitos me parecem os melhores bairros. Fiquei na rua Solano Garcia, em Punta Carretas, quase na esquina do shopping. Adorei a região, bem residencial, mas com alguns dos melhores restaurantes, como o La Perdiz, Francis, Barlobo, entre outros.

Pocitos também é bem bacana e segue a mesma linha de Punta Carretas. Os prédios que dão de frente para a Rambla me lembraram os da av. Vieira Souto em Ipanema (Rio de Janeiro). Aliás, ambos os bairros tem uma pegada de Rio (praia, estilo dos edifícios, calçada...).

No centro há também vários hotéis, mas eu não ficaria naquela zona da cidade. Os locais falam que, ainda que Montevidéu seja segura, a parte do centro é ruim para andar a pé à noite.

O QUE COMPRAR
O Uruguai é conhecido pelos seus vinhos, doce de leite e couro. Há também uma produção local de queijos. Achei os preços de roupas e sapatos bem parecidos com os de São Paulo, então, não indico Montevidéu como um lugar ideal para ir para fazer compras. Tanto as lojas de rua, como as do shopping, praticam alguns preços em dólar, principalmente os de eletrônicos.

Entre as lojas locais, gostei bastante da Lolita, que tem várias unidades tanto em shoppings quanto nas ruas.

Vale comprar vinhos e doce de leite nas casas especializadas. O blog Vinhos e Viagens sugere de comprar alguns rótulos já no free shop da chegada, segundo ele é mais barato que inclusive nas bodegas. Comprei dois (entre eles, um Pisano Arretxea), mas não sei dizer se seria mais barato, porque optei por adquirir rótulos de produtores que eu não visitaria.
Aliás, eu não achei ruim comprar o vinho direto com o produtor, principalmente, porque se degustam antes vários tipos e daí se pode escolher o que mais gostou para levar. Na Bouza, eles vendem uma embalagem ótima para transportar os vinhos, com isopor dentro.

Hospedagem
Quando fui: agosto de 2012
Hotel que fiquei: Regency Golf
Preço: US$ 87 por noite
O que achei do hotel: excelente localização em Punta Carretas, na rua do shopping e perto dos restaurantes. O café da manhã era OK e o quarto bem agradável. Tinha Wi-Fi.
Por onde reservei: Booking

9 comentários:

  1. Um guia bem rico e completo sobre o passeio.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. estou indo em maio para o Uruguai, tenho medo de trazer vinhos na volta pro Brasil (medo de quebrar).
    Mesmo comprando essas embalagens especificas para transporte de vinho, o mesmo deve ser despachado? ou trago junto a bagagem de mão? Quandoo trouxe os seus, teve algum tipo de problema. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e obrigada pelo comentário.

      O melhor é comprar as caixas e despachá-las, lembrando que cada caixa representa um volume (observe as regras de bagagem da sua passagem). Eu fiz isto e cruzei os dedos para a cia aérea não quebrar nada. Não se pode embarcar em viagens internacionais com mais de 100 ml de líquido em bagagem de mão.

      Uma alternativa é colocar as garrafas na mala bem enroladas: coloque a garrafa dentro de um saco plástico e depois a envolva com roupas de modo que a proteja. É arriscado porque sempre pode quebrar.

      Muito importante é observar as regras da Receita Federal quanto à entrada de bebidas ao Brasil: é permitido entrar com um total de 12 litros de bebidas alcoólicas (somam-se todos os tipos, como vinho, grapa, cerveja, uísque etc).

      Abraço!

      Excluir
  4. A tempos que passear em Montevideo, É seguro, Hoteis perto de Shopping e restaurantes são bons?
    Em Tres dias o que eu posso fazer, Maio, como funciona o clima?
    Alberico&Sueli

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Obrigada pelo comentário.

    Olha, quando eu fui, achei bem mais seguro lá que andar que São Paulo, por exemplo. É claro que sempre é preciso ficar atento, mas achei bastante tranquilo.

    Em três dias, você consegue conhecer as atrações principais da cidade. Montevidéu é uma cidade pequena e fácil de se locomover, então, não acho que terá dificuldades. Dê uma lida nos outros posts (http://mosaico-viagens.blogspot.com.br/search/label/Montevid%C3%A9u) e você vai ter uma ideia melhor do que há para fazer e daí você escolhe o que gostaria. Se curtir vinho, não deixe de visitar uma das vinícolas -- a mais perto da cidade e de fácil acesso é a Bouza.

    Em maio, faz menos frio que em julho ou agosto, com clima mais ameno. Eu sempre checo a previsão do tempo antes de ir, pois ajuda na hora de arrumar a mala.

    Ajudei?

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana o blog, parabéns!
    Se puder visite o meu tbm:
    http://bloggnonsense.blogspot.com.br
    Vlw!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...