sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Rota de doces em São Paulo

Um tour por sete docerias caminhando pelas ruas dos Jardins, bairro nobre da cidade de São Paulo. É esta a proposta do Savor São Paulo, empresa do mesmo grupo que organiza o circuito por bares e de baladas batizado de Pub Crawl São Paulo, que lançou o passeio há cerca de um ano e meio com a ideia de levar paulistanos e turistas, em grupos de até 20 pessoas, para conhecer lojas de doces, balas e bolos, além de sorveterias. No total, o tour demora cerca de três horas e meia e é uma delícia, literalmente.

O Savor possui parceria com diversos estabelecimentos e a cada dia são escolhidos sete para as visitas, dependendo da disponibilidade. A guia que nos acompanhou — muito simpática, por sinal — explicou que os grupos são recebidos sempre pelo proprietário ou gerente do lugar que contam um pouco da história da doceria e dos doces que serão degustados.

Não existe um número fixo de quitutes a serem provados e algumas lojas oferecem descontos para quem quiser levar para casa os produtos. A guia leva garrafas de água para os integrantes do grupo e há uma pausa para um café no meio do passeio (em meio a tanto doce, um café é super bem-vindo). Quando eu fiz o tour, em maio deste ano, o roteiro foi o seguinte:


Rock Candy
Especializada em balas artesanais, a Rock Candy foi a primeira parada do tour. O mestre baleiro, que é matemático de formação, contou que a loja existe há dois anos, e explicou o processo de produção. Cada desenho novo exige da equipe um estudo geométrico para formatar o design em partes feitas separadamente, com cores e formatos diferentes.

Depois, elas são unidas e envoltas em uma camada externa para, então, ser esticada com ajuda de uma máquina até chegar ao tamanho (super pequeno) ideal. O corte é feio manualmente. Enquanto a equipe preparava um desenho na nossa frente, explicando o passo a passo, o mestre baleiro revelou algumas curiosidades: houve um treinamento por período de um ano fazendo as balas antes de abrir a loja; a maior entrega foi uma compra corporativa para a Caixa Econômica Federal; e a capacidade de produção é de 5 mil a 6 mil balas por dia.    

Diletto
Com matéria-prima importada e finalização local, os sorvetes de massa desta empresa nacional são mesmo uma delícia. E digo isto depois de provar muitos sabores! O grupo foi recebido na primeira e única loja da Diletto na parte de fora para escutar um pouco sobre a história da sorveteria. A degustação ocorreu em duas partes: um copinho com uma bola de sorvete (duas opções: maracujá ou pistache) e depois, no interior da loja, pudemos provar até dez sabores na pazinha. Amei todos os de chocolate e o de pistache.

Chocolat du Jour
Eu já conhecia o maravilhoso chocolate deste lugar — tudo de lá é muito, muito bom— e, mesmo não sendo novidade, a ida à chocolateria foi bem gostosa. Eu não sabia, mas, apesar do nome em francês, a empresa é brasileira e usa cacau daqui, de uma fazenda catalogada, para confeccionar os chocolates. Eles compram a amêndoa/semente do cacau e a partir dela produz tudo na fábrica em São Paulo. Foram três degustações: um 70% de cacau, depois dragées de chocolate ao leite com frutas vermelhas e para fechar um que chama “explosão de sabores”. Ao final, tivemos 10% de desconto na aquisição de produtos.



Fina Nata
A ida a esta loja especializada em bem-casados marcou também a metade do tour e uma pausa para o café! Quem recebeu o grupo foi um dos fundadores, o Gustavo. Formado em administração e hotelaria, ele vislumbrou um mercado de pessoas que querem comer o doce sem depender da ida a casamentos ou nascimentos. São 11 recheios diferentes e entre os mais vendidos estão o de capim-santo com limão e caramelo com flor de sal. Para a degustação, foram colocados à disposição diversos sabores, sendo um bem-casado por pessoa. Lógico que dividimos os doces para experimentarmos mais!


Gustavo contou que as primeiras menções a bem-casados são de cem anos atrás, de um livro de doceiras de Pelotas (RJ). O preparo da iguaria leva 72 e a loja consegue produzir cerca de 3 mil bem-casados por dia! A massa bate por quase meia hora e há uma máquina dosadora para fazer as bolachas, que assam por, em média 3 a 4 minutos. O tradicional é recheado com um doce de leite bem claro, quase um brigadeiro branco, e banhado em calda de açúcar — é ela que segura a umidade. A secagem leva 48 horas e, somente depois, o doce está pronto para ser embalado e vendido.

Ana Cravo e Bolo Bule
Esta parada foi do tipo duas lojas em um lugar só, já que, sob o mesmo teto, funcionam a loja de beijinhos gourmet Ana Cravo e também a de bolos caseiros Bolo & Bule.

Com nove sabores de beijinhos (e a cada data comemorativa há um lançamento sazonal), a Ana Cravo existe há mais ou menos um ano. Silvana, uma das fundadoras, contou que o “beijinho de mãe”, que tem recheio de banana caramelizada com mel, nasceu para o dia das mães de 2013 e, desde então, é o mais vendido. Eu não gosto de banana, mas experimentei e até que gostei. O outro degustado foi o tradicional de coco, que eu achei OK.

Já a Bolo & Bule, nasceu da ideia de servir chás orgânicos harmonizados com 12 sabores diferentes de bolos, que vão dos clássicos de laranja e coco aos mais arrojados como o de café coado, mel e nozes. Foram justamente estes os levados para o grupo provar. Ambos bem gostosos.

My Swiss Choco
A última parada do grupo foi esta chocolateria que usa matéria-prima suíça para fazer barras personalizadas de chocolate. Foi minha segunda visita ao lugar. Funciona assim: o cliente escolhe a base (chocolate ao leite, branco ou meio amargo), acrescenta os ingredientes que quiser e paga por peso. Para provar, ofereceram chocolate ao leite com coco, branco com hortelã cristalizado e meio amargo com gengibre cristalizado, além de creme com avelã. O grupo também teve 10% de desconto nas compras.

Original Brownie
Para fechar e como lembrancinha, a guia presenteou o grupo com um brownie para viagem. Explicou que a empresa é novas: dois amigos se juntaram para conseguir reproduzir aqui no Brasil uma receita igual à vendidas nos Estados Unidos. Levaram um ano e meio pesquisando e vou dizer que conseguiram. O brownie deles é incrível.

Fotos: Facebook do Savor São Paulo com imagens do meu grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...