domingo, 29 de março de 2015

Barcelona para rever

Barcelona é daqueles lugares que você vai embora querendo voltar. A cidade é animada, repleta de cultura e uma gastronomia deliciosa. Tanto vagar pelas ruas do bairro El Born quanto preencher o dia com visitas aos pontos turísticos são ótimas pedidas.
Conheci mais a fundo Barcelona em 2003, quando visitei todos os pontos turísticos. Em 2011, escrevi este post pro Mosaico reunindo algumas lembranças e depoimentos de amigas que moravam lá. Agora em março de 2015 fui a trabalho para cobrir o maior evento de telecomunicações do mundo, o Mobile World Congress, e aproveitei a ida para estender, por minha conta, dois dias na capital catalã. 

Com poucos dias, decidi me rever alguns lugares que eu havia adorado e aproveitar para curtir a cidade sem aquela necessidade de “ter de conhecer tudo” que sentimos quando vamos pela primeira vez a algum lugar. Mas, se não conhecer a capital catalã, reserve pelo menos cinco dias para visitar as atrações principais. 
Park Güell 
Na verdade, quanto mais tempo, melhor, para se perder pelas ruas observando a rica arquitetura do gênio Antoní Gaudí, para sentar-se em um dos bares e ficar papeando enquanto saboreia uma taça de vinho, tapas e uma porção de presunto crú. Barcelona é deliciosa ---no sentido gastrônomo da palavra.

Eu optei por passar uma manhã toda no Park Güell (chega-se de metrô e depois há uma leve caminhada até a entrada, tudo muito bem sinalizado). Apesar de ter ido relativamente cedo, cheguei por volta das 10h30, 11 horas, já havia bastante turista.
As belezas de Gaudí no Park Güell 
Para acessar a parte que concentra as obras de Gaudí deve-se comprar a entrada (8 euros) e o acesso é feito dentro da hora agendada. Eu consegui comprar para o próximo horário vago, com menos de dez minutos de espera, mas imagino que na alta temporada possa lotar, então, a recomendação e comprar a entrada antecipadamente. Leia mais detalhes no site oficial

A chamada zona monumental é linda e supercolorida. Sente-se nos bancos e observe a vista linda de Barcelona. Depois explore o lugar, conferindo todas as esculturas. Na saída, dê uma passada na lojinha. Eu amei as canecas coloridas. 
Sagrada Família: sempre em construção e cada vez mais impressionante 
Aproveitei também para visitar a Sagrada Família. Fui na sexta, chegando lá umas 11h30 e esperei uma hora na enorme fila enorme para comprar o ingresso. A dica é comprar antecipadamente pela intrenet (neste link). Assim como no Park Güell, o ingresso vem como horário para entrar tanto na basílica como para subir nas torres. 

Na minha primeira visita, para se alcançar o topo, era necessário ter fôlego e força nas pernas para vencer degraus e mais degraus. Agora há um elevador que te leva, com hora marcada, rapidamente ao topo. Chegando lá, há ainda alguns degraus, mas nada comparado ao que era antes. Para descer, pode-se escolher as escadas ou o elevador. Eu encarei as escadas!

Leia mais: 


Em Barcelona, o idioma principal é o catalão, mas sempre há a tradução para o espanhol. Entre eles, eles falam catalão, que soa por vezes como francês e, às vezes, até português. O galego, falado em Santiago de Compostela, lembra bem mais o português. Se não compreender nenhuma delas, tente o inglês que também é usado para falar com turistas. 
Centro cultural no El Born
Desta vez, meus passeios também incluíram caminhadas pelas ruas, como o Passeig de Gràcia, onde estão a casa Batlló e La Pedrera, ambas de Gaudí, e La Rambla descendo até o bairro gótico e visitando a Catedral. 
Um passeio que gostei de fazer foi descer na estação de metrô Arc del Triomf e descer pelo Pg. lluís Companys até o bairro El Born. Visitei o El Born Centre Cultural e almocei em um dos restaurantes do Passeig del Born para, na sequência, visitar o Museu Picasso, que vale muito a pena.

Catedral gótica de Barcelona
Museu Picasso


Metrô
É muito fácil se locomover usando o metrô e as linhas chegam a praticamente todos os pontos turísticos. Eu comprei o bilhete de 10 passagens por cerca de 10 euros, porque era mais vantajoso que adquirir os bilhetes individualmente. Há algumas opções de tíquetes. Avalie qual é a melhor opção tendo em vista o quanto vai se locomover na cidade.

Comida
Não é caro comer em Barcelona e diversos restaurantes oferecem o menu do dia, que incluem, normalmente, entrada, prato e sobremesa, mais uma bebida. Os preços pelo o que eu vi variavam de 10 a 20 euros. 
Não deixe de provar os tapas e pinchos e, claro, o vinho e a cava! Sente-se em um dos restaurantes ou bares, de preferência na calçada, e aprecie as delicias enquanto observa o movimento das ruas.
Arco do Triunfo
Informações práticas
Quando fui: em março de 2015, fiquei em dois hotéis. Gostei bem mais do H10 Universitat.
Hotel que fiquei: H10 Universitat
Por onde reservei: Booking.com
O que achei: A localização do hotel era ótima, perto de estações do metrô, restaurantes e lojas. Agradável, limpo e com quarto bom, o hotel foi um excelente custo-benefício. Internet Wi-Fi nos quartos funcionava bem.

Hotel que fiquei: Zenit Barcelona
Por onde reservei: fui a trabalho
O que achei: O quarto e o hotel eram bons, mas a localização não é tão legal para quem vai a passeio. Isto porque ele fica em uma zona residencial da cidade, bem bonita, mas sem metrô muito perto.

                                                      
>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens 

Fotos: Roberta Prescott

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...