Em janeiro de 2011, passei duas semanas em Paris e aproveitei para fazer quatro minicursos: Une soirée en l'Honneur de Julia Child; Du Verre à l'Assiette; Les Secrets du Macaron; Les Secrets du Chef. Há aulas para "colocar a mão na massa", mas, como elas tomavam o dia inteiro e eram bem mais caras, não consegui fazer. Optei por aqueles que duravam cerca de três horas, pela manhã ou à noite.
Quem não fala ou entende o francês não precisa se preocupar: há tradução simultânea para inglês. Todas as aulas nas quais me inscrevi ocorreram no (pequeno) auditório com espelhos e TVs espalhados de modo que todos podem observar o que se passa. O professor fica atrás de uma bancada incrível, totalmente equipada, e os alunos acompanham o passo a passo de cada prato. Não eram muitas pessoas. O dia mais cheio foi a noite em homenagem à Julia Child quando havia umas 15 pessoas.
Ao chegar, o aluno recebe uma pasta com as receitas que serão executadas, caneta e alguns papéis em branco para fazer anotações. As receitas incluem apenas os ingredientes - em francês e em inglês -, mas sem o modo de fazer. Com as câmeras liberadas, os participantes do cursos fotografam o passo a passo para recordar depois. Eu tirei várias fotos e anotei, principalmente, as dicas do preparo.
Mais legal que ver o chef preparando os pratos é e testemunhar que, sim, os professores da Cordon Bleu também erram. Na aula sobre macarons, foram três receitas até ficar no ponto ideal. Bem reconfortante!
No fim das aulas, os alunos degustam os pratos preparados: normalmente entrada, prato principal e sobremesa. E não faltam bons vinhos para harmonizar. Em um dos cursos eu provei o delicioso Châteauneuf-du-Pape. Incrível!
Tarte aux poires bourdalque |
Filets de poisson bercy aux champignons |
Ostras gratinadas com cavier e o italiano DOC Orvieto 2009 |
Filet de chevreuil légèrement parfumé à la reglise salsifis rôtis à l'orange Tinto espanhol DOC Rioja 2005 Bodegas Viñedos Pujanza |
Craquelin aux pommes, sorbet ananas et sirop de mélisse Branco francês Jurançon 2009 Domaine de Cauhapé |
Fotos: Roberta Prescott
Leia também- Onde comprar utensílios de cozinha em Paris
>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário