quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como aguentar o Frio com F maiúsculo

Por Jordana Viotto*
Vista de Grenoble | Foto: Internet
Está se preparando para aguentar o frio da Europa? A querida Jordana Viotto*  que está morando na gélida Grenoble, na França, escreveu um post sobre como suportar o "tal frio dos países realmente frios, do qual as pessoas sempre me falaram. Um frio que sobe pela sola do sapato e vai congelando os pés por dentro, sem você perceber".
Cãibra nas duas pernas. Não era uma cãibra normal, era uma cãibra leve, que vai puxando bem lentamente os músculos, um por um, como uma harpista toca seu instrumento.

Começou nos pés e estava subindo pela panturrilha. E eu nem tinha andado muito.

Click. Aquela porra era o frio. O tal frio dos países realmente frios, do qual as pessoas sempre me falaram. Um frio que sobe pela sola do sapato e vai congelando os pés por dentro, sem você perceber.

Contra ele, sapatos impermeáveis, meias térmicas, roupas de lãs poderosas e casacos que barrem o vento gelado pra quem anda de bicicleta.

A Decathlon é um paraiso nesse caso. Tem umas três unidades em Grenoble e outras tantas em Paris e em outras cidades. Muita coisa boa e barata. Comprei um casaco corta-vento com aberturas laterais para sair o calor por 16 euros. Meias térmicas por 3 euros o par.

A Aux Vieux Campeur é mais cara, mas tem coisas que valem a visita. Também é uma rede com unidades em várias cidades. Comprei um gorro Salomon por 10 euros e uma máscara que me faz ficar parecendo os irmãos metralha, mas que protege o nariz e as orelhas, por 15 euros.

Para aqueles casacos que a gente tira do armário no Brasil duas vezes por ano e aqui são essenciais, tem a La Remise (é em Grenoble, mas em outras cidades, talvez tenha coisas parecidas). É um lugar que recolhe doações e coloca-as para vender a preços simbólicos e reverte os ganhos para o pessoal de rua. As peças são ótimas, todas superlimpas, em superbom estado, separadas por tamanho, cor, tipo de item, sexo. Uma beleza.

Casacões imensos por 5 ou 10 euros, sensacional pra quem não sabe quanto tempo vai ficar por aqui.

Por fim, a Damart (várias cidades), que tem roupas com tecnologia térmica boas e baratas, e a La Redoute, que só vende pela internet, mas tem um sistema ótimo de pagamento e entrega. Pagamento: você pelo cartão de crédito ou em espécie na hora da retirada. Entrega: a pessoa retira em um ponto parceiro da loja mais perto da sua casa. (Como muitos prédios não têm porteiro e as pessoas obviamente não passam a vida em casa, não tem muito como fazer de outro jeito. Mas achei sensacional esse sistema, evita aquela coisa de o cara ir na sua casa no momento em que você não está.)

*A Jordana está no início de um período de quase um ano morando na França. Em setembro, eu escrevi um post sobre dicas de Paris, dedicado para ela. Enquanto fica por lá, compartilha suas experiências no blog Vou ali e já volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...