terça-feira, 15 de novembro de 2011

Arte, diversão e cultura na imperdível Barcelona

Cheia de jovens, que saem às ruas para se divertir, lotando os bares, e com um acervo cultural imenso, Barcelona é uma das cidades mais animadas da Europa. E bonitas também, já que é possível observar a magnitude da obra de Antoni Gaudí em vários pontos da cidade. Conheci Barcelona em julho de 2003, ano quando morava em Pamplona - ao norte da Espanha - para fazer pós-graduação. Mas, como faz muito tempo, pedi algumas dicas às amigas Tati Seoane, que mora em Barcelona, e Christina Queiroz, que morou na cidade por alguns anos.
Parc Güell | Fotos: Roberta Prescott
Com uma população de cerca de 1,7 milhão de habitantes, Barcelona é a sexta área urbana mais populosa na União Europeia, após a francesa Paris, a inglesa Londres, o alemão Vale do Ruhr, a também espanhola Madrid e a italiana cidade de Milão. Capital da Catalunha, prepare-se para escutar muita gente ignorando o espanhol e falando a língua catalã.
Gaudí por todos os lados!
Explorar Barcelona é passear pelas obras de Antoni Gaudí. Além da óbvia Sagrada Família, que, realmente é incrível, em vários lugares da cidade se pode observar construções deste gênio. Busque pela Casa Botlló, Casa Milà (também chamada de La Pedrera) e o Parc Güell. Quando eu visitei a cidade, La Pedrera sediava uma exposição muito legal do artista russo Wassily Kandinsky.
 Parc Güell: lotado de turistas no verão
Patrimônio da humanidade, o Parc Güell merece uma parte do seu dia. Eu fui pela manhã - o acesso é fácil pelo metrô - e permaneci ali até o começo da tarde, explorando a vista, as obras e a Casa-Museu Gaudí, pequeno, mas bem interessante. 

Você não pode sair de Barcelona sem subir as escadas dentro da Sagrada Família. Cansa bastante, mas o passeio vale a pena. Acredito que ainda se possa subir. Em 2003, encarei as centenas de degraus para chegar ao topo. O mais legal é ver por dentro o templo que Gaudí deixou inacabado. 
Sagrada Família
Se curtir algo mais contemporâneo, visite o Museu D’Art Contemporanea de Barcelona. Eu estava com a minha irmã, que é artista plástica, e me lembro de termos gostado deste museu.

Entre as outras atrações, visitei as Ramblas, Arc de Triomf, Casa de L’Ardiaca, Praça Real, as Muralhas, a Catedral de Barcelona, Parc de la Ciutadellla , Pueblo Español, Plaza España e Palau Nacional, onde fica o Museu Nacional d'Art de Catalunya.


Casa Botló

Explore os diferentes bairros

Além dos principais pontos turísticos, a Tati sugere conhecer o bairro Gràcia, super bem localizado. Ela explica que a região foi um pueblo que cresceu, mas até hoje mantém este espírito. “Tem diversas pracinhas, bares, restaurantes. É um bairro bem boêmio, cheio de vida e de cultura.”

Outra dica é conhecer o bairro do Poble Sec, ao pé da montanha de Montjuïc, um pequeno monte situado junto ao porto, em cujo topo encontra-se uma antiga fortaleza militar que serviu para vigiar a entrada de Barcelona pelo mar. “Poble Sec foi o bairro de glamour da Belle Époque e, depois de muito censurado na Guerra Civil, agora ele renasce. É meio centrão, tipo rua Augusta de São Paulo, mas com lugares lendários para fazer um vermouth pelas manhãs, de teatros e de baladas,” conta Tati.

Não deixe de visitar o castelo de Montjuïc, que, desde o parque, confere uma vista lindona da cidade. Aliás, estando no parque, a Chris Queiroz diz que é imperdível visitar a Fundação Miró, que tem várias obras emblemáticas do artista.

Catedral de Barcelona
Já o Born se caracteriza como o lado mais "boy", situado entre a Barceloneta e o bairro Gótico. No underground Raval, se concentra a maior miscigenação cultural da cidade. “Raval é o antigo bairro chinês e que agora concentra várias comunidades de imigrantes”, relata a Chris. 

Ela indica ainda o bairro MACBA, que é legal para entrar e também para ficar na praça que é meio mítica entre os skatistas do mundo. Não deixe de conferir a linda praça Patio da Escuela Massana, que conta com um café que serve uns lanchinhos gostosos.

Aliás, para comer, a Tati indica os clássicos de tapas e diz que todos os bairros têm lugares bom para comer. “Eu acho gostosa a área de restaurantes na beira do mar. Tem um restaurante chamado Escribà, que uma das marisquerias mais tradicionais de Barcelona. É bem gostosa”, conta a Chris. 

No Born, vá ao restaurante El Gat Negre. Nas Ramblas, coma no Opera Café e repare na arquitetura modernista. Indicações de quem morou lá!
La Pedrera ou Casa Milà
No verão, a cidade é lotada de turistas e faz muito calor. Alguns lugares como o Parc Güell e a Sagrada Família podem ficar mais cheios, mas, mesmo assim, não deixe de visitá-los. O lado bom do verão é que o sol permanece até bem tarde, umas nove horas da noite, dando mais vontade de ficar na praia.

site oficial de turismo de Barcelona é bem completo e oferece, inclusive, itinerários para quem tem 1, 2, 3 ou 4 dias para conhecer a cidade.

>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...