domingo, 8 de julho de 2012

O mar perfeito de Pula, em quatro dias na Croácia

Por Bia Prescott*

Pula, na Croácia, é a maior cidade da região da Ístria (maior península no Mar Adriático, localizada no norte do Adriático, entre o golfo de Trieste e o golfo do Quarnero), bem afastada da famosa Dubrovnik e conhecida quase apenas pelo seu anfiteatro romano em perfeitas condições. Passamos quatro dias lá, hospedados num resort no bairro Verudela. Foram dias maravilhosos de muito sol e mar: não tem porque pedir por mais não? Estava perfeito.


O resort chama Horizont Resort e é classificado como “budget” – ou seja, de baixo custo, porque vida de estudante é assim mesmo. Mas ele tinha absolutamente tudo que precisávamos: um apartamento todo equipado com cozinha, sala, quarto, banheiro e duas varandas. Só que sem ser nada luxuoso. Para mim, aquele mar perfeito é o meu luxo.

Em Pula, todos os hóteis estão espalhados pela costa e tem vários prédios de dois andares com os apartamentos, piscina, bares/restaurantes, mercadinho, aluguel de bicicleta. Lá você também encontra uma piscina, mas quem quer piscina cheia de criancinhas e mães gritando quando se tem aquele marzão?
Praia do jeito que brasileiro conhece – e gosta – pelo menos no meu hotel não tinha. O que havia era uma praia "parecida" o que estamos acostumados, só que de pedrinha, bem pequenininha e, por ter partes bem rasas, era mais frequentada por família com crianças pequenas.

Por lá funciona assim: as pessoas procuram um lugar em uma das pedras no caminho entre uma praia e outra e lá se instalam e ficam até se jogarem no fundo do mar! Na encosta, tem até praia de cachorro, coisa mais linda eles todos nadando.
A segunda "praia" do resort não tinha nada a ver com as nossas praias do Brasil. Era só pedra e delas você se joga no marzão bem fundo mesmo. Nesta podia alugar espreguiçadeira e tinha escadinha para sair do mar! 

Já a terceira "praia", que era frequentada por mais jovens, é de pedras, mais plana, e está "menos" na encosta. Nós ficávamos mais nesta, porque era mais confortável de deitar nas pedras.
O mar lá é fantástico: um azul lindo, sem areia, bem salgado e mar aberto, mas como se fosse piscina de tão calminho. Lindo, lindo, lindo! Então, nossos dias se resumiam a sol/mar. Apenas em um dia fomos para a cidade (como eu disse, ficamos na região dos resorts, que é o que vale).
 Bom, fomos à cidade ver a arena romana superantiga. Realmente é sensacional: linda, grande e bem cuidada! O pouco de Pula que eu vi me deixou com a impressão de que a cidade é uma senhora socialista, e muito do seu charme acaba sendo por conta disto, mas que perde todo o charme quando você olha para aquele mar lindo e azul. Nada é bonito perto dele! 

Eu tinha lido que valia fazer o passeio para Brijuni, arquipélago onde o Tito tinha a casa de verão dele e hoje é parque nacional. Achamos um barco que fazia o passeio, com almoço incluso (que estava bem bom), só que não sei minha opnião sobre se os guias de turismo tem razão ao afirmar que é um must-go. Vamos aos porquês:
      A favor: eu me diverti muito, o almoço era um peixe delícia e o mar lá é ainda mais lindo e calminho

      Pontos contra: a ilha mais bonita é onde fica um resort, por isto, não se pode parar lá. O barco também passa bem longe da ilha que tem a tal casa do Tito. Já as outras ilhas do arquipélago parecem que eram bases de coisas militares (hoje, prédios aparentemente abandonados, mas eu amo um prédio abandonado! Não sei o porquê, é tipo uma tristeza bela; e o Vitor é como eu e também gosta). O passeio termina numa ilha que também devia ser alguma coisa de lazer dos militares, porque tem quadras abandonadas tomadas pela natureza, dois burros (sim, o animal, estou tentando entender esta até agora) e umas mesas. Permanecemos ali durante duas horas para nadar!

Eu me diverti naquele mar maravilhoso, mas não era isso que esperava! Não sei se existem passeios mais chiques que o meu e que param na ilha do resort, hehe!

Fatos engraçados/diferentes da praia na Croácia
Todas as pessoas levam a sua boia, sim, porque eles não querem deitar na pedra, né galera? Ainda aproveitam e curtem o mar de boia, o que é bem prático, já que você nada no marzão mesmo, fundo meeeesmo, onde uma boia caia bem!
Todo mundo usa sapatinhos para água ou Crocs: de novo, pedrinhas, andar nelas dói. É  quase igual a pisar em Lego (haha, exagerada)!

As mulheres trocam seus biquínis na praia. Elas entram no mar e nada de ficar de biquíni molhado! Tem aquelas que trocam toda vez (!!!!!!!) que entram na água e tem aquelas que só trocam quando vão embora (as mais jovens).
Eu amei o mar da Croácia e meus dias lá. Com certeza, quero voltar e conhecer o parque Plitvicka Jezera, que foi a razão pela qual o país entrou no meu radar, e outras cidades, como Split, Hvar e lógico Dubrovnik! 

Se for para Pula fique num resort e curta aquele mar perfeição! Fomos muito felizes e até aprendemos que "volim te" é eu te amo em croata (estávamos vendo séries em inglês com legenda). Ah, único ponto negativo: meu cabelo voltou destruído por conta da água uber salgada! Ponto positivo: sair do mar sem virar croquete de areia e lógico estar juntinho do meu par naquela paisagem fantástica.

Hospedagem
Quando: junho de 2012
Hotel que fiquei: Horizont Resort 
Preço: 390 euros o período 
O que achei do hotel: simples, mas ótimo para um casal jovem, com absolutamente tudo que precisávamos. 
Por onde reservei: booking.com


* Minha prima querida Bia se formou em fonoaudiologia e se mandou para Paris em meados de 2011, onde permanecerá até o segundo semestre deste ano. Enquanto isto, eu vou torcer para que ela escreva muitos posts pro Mosaico!  

2 comentários:

  1. Fui pra Croácia em agosto de 2013, auge do verão. Rodei boa parte do litoral de carro. Fiquei 4 dias em Novalja na Ilha de Pag e 3 dias em Split, e conheci toda a região perto desses 2 locais. Passei um dia na Ilha de Hvar. Adorei as praias, cada uma mais bonita que a outra. Em setembro de 2014 vou voltar pra Croácia, e quero rodar todo o litoral de norte a sul, de carro novamente que é a melhor opção para conhecer várias praias, e vou até Montenegro, pais visinho no sul.. Se precisar de dicas é só mandar e-mail felipebrunosoares@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...