quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dicas para ler antes de visitar Cingapura

É clichê dizer que Cingapura é uma boa “porta de entrada” para quem quer conhecer a Ásia, mas é por aí mesmo. A cidade mistura o étnico e o moderno. Tem um pouco da Índia, China e cultura árabe – todas convivendo pacificamente. Do lado prático, o visitante conta com uma boa rede de transporte público, a vantagem de o inglês ser a língua principal e uma variedade de comida que dá ao turista mais opções. Reúno neste post algumas dicas para ler antes de ir.
Hotel Marina Bay visto do Gardens by the Bay
- O voo é longo. Não importa a rota que você fizer, prepare-se para ficar muito tempo sentado no avião e, possivelmente, muito tempo em conexão. Lembre-se de beber água no voo, massagear as pernas e, quando der, andar pela aeronave.

- O fuso é grande. Cingapura está no GMT +8, o que significa que você estará mais de dez horas à frente do horário de Brasília. Por isto, tente dormir o quanto conseguir nos voos e entrar no horário local assim que chegar para se acostumar mais rapidamente.

- Tempo: Cingapura fica perto da linha do Equador e é rodeada por água. É quente e úmido, como Manaus. Leve roupas leves.

- Não é permitido entrar em templos e mesquitas com roupas decotadas ou curtas. Alguns entregam capas para os turistas cobrirem o corpo. Uma boa é levar um lenço ou casaquinho.

- Tome muita água durante o dia para aguentar o calor.

Leia também:


- Leve dólar ou euros. A moeda local é o dólar de Cingapura. Quando fui, a cotação na maior parte das casas de câmbio das ruas era US$ 1 comprava 1,223 SGD. Nos hotéis, a conversão era pior, mas nada absurdo, tipo 1,17/1,18.

- O metrô permite o turista se movimentar bem pela cidade, chegando perto a todas as atrações e regiões principais, mas não imagine uma malha como a de Paris, Nova York ou Londres com uma estação a cada esquina.

- O tíquete do metrô funciona um pouco diferente de outros lugares. Na máquina, você escolhe a estação que vai descer e o valor é cobrado fracionado pelo trecho a ser percorrido.
  • Atenção 1: guarde o tíquete, porque é necessário passar na catraca para sair. 
  • Atenção 2: A menos que você esteja indo e voltando do e para o mesmo lugar, não compre ida e volta, porque você não terá créditos suficientes para sair.
  • Atenção 3: Cada bilhete permite fazer seis viagens. Se você guardá-lo (e poupar papel), você ganha desconto na próxima viagem.
- Andar de táxi também é uma boa, porque não é caro. Uma curiosidade: só cidadãos de Cingapura podem tirar têm licença de taxista.

- A língua oficial é o inglês, que, segundo um taxista me explicou, foi instituído na década de 60 para facilitar a comunicação com os estrangeiros e também entre eles, já que Cingapura reúne pessoas oriundas de muitos países asiáticos. Se com os turistas (e nas escolas, na placas de rua e nos comunicados oficiais) fala-se escreve-se em inglês, entre eles você vai escutar malaio, mandarim, tamil entre outras.

- Comida: atenção porque tudo é, pelo menos, um pouco picante, mas é possível achar alternativas e pratos mais ocidentais. Achei bizarro eles comerem salada no café da manhã. Há também frutas diferentes e bem gostosas:

 

- Ande na linha: a lei pune ainda com chibatadas ainda :-o Me disseram que há multa para quem atravessa fora da faixa, cospe chiclete no chão (a venda de chicletes é proibida fora de farmácia), joga bituca de cigarro no chão... Segundo me contaram, os policiais atuam à paisana (realmente, não vi quase nada de polícia).

- Internet grátis: há muitos hotspots Wi-Fi espalhados pela cidade com acesso gratuito à internet.

- Quem estiver a fim de fazer compras vai adorar a cidade. São muitos, muitos mesmo shoppings espalhados por todos os cantos. A rua Orchard é um paraíso para quem gosta de ver as marcas mais sofisticadas, uma ao lado da outra. Procure o balcão de informações dos shoppings e pergunte se há algum desconto para turistas. Normalmente, apresentando seu passaporte, você recebe algum cartão ou cupom de desconto. Lojas de relógio tem de monte!

- Há diversos centros médicos espalhados pela cidade para consultas rápidas. Precisei de um médico e fui à rede Raffles Medical Clinic. O pacote de atendimento e remédio (já te dão na hora) custou SGD 72.

Alguns posts em outros blogs que falam de Cingapura: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...