quarta-feira, 5 de junho de 2013

Voando Southwest

Bastante popular nos Estados Unidos, a companhia aérea Southwest vai hoje a 97 destinos em 41 estados dos Estados Unidos e seis países próximos. Voei pela primeira vez por ela em maio (Las Vegas – San Jose) e confesso que foi uma agradável surpresa.
O modelo de operação da Southwest me lembrou um pouco a Azul. Assim que a companhia brasileira, liderada por David G. Neeleman, começou a operar, eu fiz o trajeto Campinas-Salvador e gostei bastante. Depois disto, voei outras vezes – todas sem reclamações, exceto pela distância a percorrer para chegar a Campinas.

A Southwest me pareceu bem menos “quadrada” que as tradicionais United Airlines ou American. Para começar, somente a fileira é marcada no boarding pass; e não o assento. Ou seja, você embarca e escolhe se quer janela, meio ou corredor – ou fica com aquele que estiver livre.

Também não notei a presença daqueles assentos com mais espaço entre as fileiras na categoria econômica. Não sei se foi somente na minha aeronave ou se isto é geral.

Há ainda a possibilidade de, ao comprar a passagem, pagar uma taxa extra para algumas vantagens como: entrar primeiro na aeronave, acesso privilegiado na fila da segurança e ganhar um drink (vinho, uísque ou cerveja) apresentando o cupom para o serviço de bordo durante o voo.

Outra curiosidade: além dos grupos de entrada na aeronave (A, B, C), nos portões de embarque, há placas indicando as fileiras (1-5; 6-10; 11-15 etc) onde as pessoas têm de se posicionar em fila para entrar no avião.

Falando em aeroporto, no de Las Vegas, a Southwest tinha um terminal para ela bem mais simples e menos bonito que os das concorrentes Delta e United Airlines.

Os comissários de bordo vestem roupas mais despojadas que as tradicionais (homem de bermuda e polo) e tiram os pedidos das bebidas (as alcoólicas são pagas, como nas demais companhias americanas) como se fossem garçons. Entre os comes, distribuíram amendoins para os passageiros bem no esquema “sirva-se à vontade".

O único ponto que não gostei é o programa de milhagem que não é parceiro de nenhum dos grandes (Star Alliance, SkyMiles ou OneWorld).

Algumas informações sobre a Southwest:

  • Sede em Dallas, no Texas
  • Foi fundada em 1967 e adotou este nome em 1971
  • É a maior companhia aérea de baixo-custo dos Estados Unidos
  • Possui 46 mil empregados
  • 100 milhões de clients anualmente  

Fonte: site oficial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...