segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Fuja do passeio de escuna de Angra dos Reis à Ilha Grande

Uma escuna lotada, com cerca de cem a 130 pessoas. Som alto tocando músicas que você (eu, pelo menos) não gosta. Aquele tiozinho que fica no microfone para animar a galera. Precisa de mais alguma descrição para comprovar que não é uma boa pedida embarcar neste passeio?
Normalmente avessa a este tipo de programa, em Angra dos Reis, encarei a escuna, mesmo porque os preços dos alugueis de lancha ou barcos são bem salgados, principalmente, quando se está em duas pessoas. Fechei com a empresa Angra Way, que contava com receptivo no hotel e oferecia um passeio de cerca de seis horas com quatro paradas: na ilha de Cataguases e em três praias na Ilha Grande — Lagoa Azul, Freguesia de Santana e Japariz. O visual, pensei, poderia compensar as partes chatas.

Ledo engano. Marcada para sair às 12 horas, a escuna ficou no cais aguardando retardatários por mais quase uma hora. Eu, que imaginava que a lotação estava próxima do máximo, só via embarcar mais gente. A sorte foi que o grupo não era igual ao da escuna na frente, onde jovens com pandeiros animavam o grupo. Quando finalmente saímos rumo à ilha de Cataguases, muita gente na escuna já estava bastante enjoada devido ao balanço e brava por ter perdido muito tempo ali.

Ao chegar à ilha de Cataguases, duas inconvenientes situações: a primeira foi que ficamos —mais uma vez—mais de uma hora esperando a vez na fila para aproximar a embarcação da costa para os turistas desembarcarem com água perto da altura da cintura. Pelo o que eu entendi, todas as escunas percorrem o mesmo roteiro, congestionando as ilhas.
Longa espera na ilha de Cataguases para atracar. Na ilha, muita gente lutava por um espacinho para banhar-se, tomar sol ou abrigar-se na sombra
O segundo inconveniente e ainda mais grave: o capitão informou que todos deveriam descer levando consigo todos seus pertences, porque a escuna voltaria ao cais para pegar mais um grupo de turistas que havia se atrasado. Imediatamente a revolta tomou conta das pessoas. Eu tomei a dianteira para argumentar com o capitão que aquele não fora o combinado e, portanto, não estava em conformidade com o que pagamos.

Assim, ou a escuna permanecia para que pudéssemos deixar nossas bolsas e máquinas a bordo ou eu voltaria à Angra e queria meu dinheiro de volta (o passeio com almoço custou R$ 65 — sem almoço era R$ 40 e com almoço e traslado hotel—cais, R$ 85). Para alegria de todos, os retardatários foram levados ao nosso encontro em outra embarcação. E, para a tristeza, mais umas 30 pessoas foram colocadas na já lotada escuna.

A ilha de Cataguases é bonita, mas estava muito lotada. Não apenas as escunas param ali, como os barcos privados levam os turistas ao mesmo local. Tanto que havia turmas superpreparadas para passar o dia, com barraca, isopor e mantimentos. Apesar do pessoal da escuna Angra Way dizer que não há nada na ilha e recomendarem comprar bebidas e salgadinhos a bordo, eu vi pelo menos duas barracas de praia que vendiam bebidas e porções. Realmente, eu não consigo entender o motivo da mentira, principalmente, porque ela foi desmascarada em poucos minutos — o tempo de o turista chegar à areia.
Melhor (ou única) parte boa: nadar neste mar lindo rodeada de peixinhos
Dando seguimento ao passeio, nos dirigimos a Ilha Grande onde a escuna atracou por cerca de 45 minutos na Lagoa Azul. Os turistas puderam descer para nadar com os peixinhos — foi oferecido “macarrão” de graça para quem quisesse. Entre os opcionais, havia fotos debaixo d’água e snorkel e máscara. O lugar é lindo e a água, bem gelada.
Leia também

De acordo com o roteiro original, a próxima parada seria na praia Freguesia de Santana, mas, devido ao horário avançado (perto das quatro e meia da tarde) e à fome do pessoal, o capitão teve o bom-senso de inverter e seguimos para Japariz, onde é realizado o almoço. Nesta praia, há cinco restaurantes, basicamente eles se dividem para atender às escunas.

Para almoçar existem duas opções: à la carte (um funcionário do restaurante vai junto na escuna e tira os pedidos antes para a cozinha deixar tudo preparado para quando os turistas chegarem) ou buffet que se paga para a agência de viagens ao fechar o passeio. Eu optei por passeio+almoço e comi no buffet. Não estava ruim.
Fila enorme para retornar à escuna depois do almoço
O pessoal da escuna até seguiu o roteiro e rumou à Freguesia de Santana para a quarta e última parada, mas ao chegar lá ninguém quis descer para nadar. Compreensível: já eram umas seis da tarde, ameaçando chover e pós-almoço. O jeito, então, foi zarpar em direção à Angra dos Reis. Para a felicidade de muitos, inclusive eu!

Para fechar, minha recomendação é fugir da empresa Angra Way. Os funcionários do receptivo não sabem informar nada direito e são extremamente mal-preparados para lidar com o público. Além disto, a escuna demorou muito para sair não respeitando as pessoas a bordo, quiseram mudar a programação no meio do passeio e quiseram dar uma de malandros, fazendo as coisas para enganar o turista, como agindo de má-fé ao atracar na ilha de Cataguases dizendo que era necessário comprar bebidas e salgadinhos a bordo já que na ilha não havia nada, o que se comprovou ser mentira.

O contraponto: provavelmente, este passeio nem seja tão ruim em um fim de semana normal ou no meio da semana em baixa temporada. Com certeza, com menos gente a bordo ficaria mais agradável.
Achei muito legal ver de bem perto uma plataforma de petróleo

Informações úteis — Hotel
Quando: Novembro 2013
Hotel: Golden Tulip Porto Bali — Estrada das Marinas, 111 | Praia do Jardim
Por onde reservei: direto no site, por meio de uma promoção de cartão de crédito
Impressões sobre o hotel: o quarto que reservei foi o pequeno—econômico e foi uma grata surpresa não encontrar um cômodo minúsculo. As diferenças dele para os demais são que não possui varanda, minicozinha e antessala. Já o hotel se diz um 4 estrelas, quando, na verdade, é um bom 3 estrelas. Entre os prós estão o gostoso café da manhã, a localização perto do shopping Piratas — se pode ir caminhando, demora nem dez minutos —, a piscina e a isca de peixe. Já nos contras entram o péssimo atendimento dos funcionários (ninguém sabe informar nada e parece que odeiam ajudar os hóspedes), é de frente para o mar, mas não tem praia, sendo que a água não é própria para banho e nem para esportes aquáticos.

>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

1. Graças a deus encontrei alguém que concorda comigo! Esse passeio, alem de ser muito desconfortável, estragou a minha viagem de formatura!
    Lembro de ir nesse passeio as 8 da manha, logo depois do café... Não deu 10 minutos e eu já comecei a ficar enjoada ( e o meu professor disse: come bem no café que nos só vamos almoçar as 14h). A musica estava tão alta que parecia que o cara do barco queria que as pessoas em Buzios escutasse! O barco não estava tão cheio, tinha uns 60 alunos (os outros 20 foram inteligentes e não foram).
    Eu tava bem até o mergulho na lagoa (que foi antes da ida a praia), mas depois disso eu comecei a passar mal de verdade, de ter que me escorar nas minhas amigas para não cair no chão.
    Não sei se a praia que vc foi foi a mesma que a minha, mas não tinha ninguém vendendo nada e não tinha sombra em quase lugar nenhum, o que resultou em uma baita dor de cabeça combinada com enjoo e um calor de 40 graus
    Eles ainda pararam em outra ilha (acho que foi a ilha de caras). Eu dei graças aos céus, por que o cara desligou a musica e tinha um pouco de sombra pra eu deitar e morrer na companhia de um cachorro que tinha lá
    como se não me bastasse esse passeio horrível, eu fiquei mal o resto da viagem inteira! O resort que a minha escola estava tinha um milhão de coisas para fazer (desde caiaque até safári), mas eu não pude aproveitar NADA, por que tive que ficar de cama o tempo inteiro com dor de cabeça e comendo canja pra melhorar o enjoo.
    Desculpa pelo comentário gigante, mas eu tinha que desabafar :)
    Estou lendo o seu blog e estou adorando!
    Abraços!

1. Este comentário foi removido pelo autor.

2. Quanto ao comentário aqui da Ana, na boa, mas o problema neste caso foi você e não a tal escuna!! me polpem né, se não tem grana para alugar uma lancha, se acha ruim o tipo de serviço prestado pelas escunas, deveriam ir a nado, ou se contentem em ficar em casa assistindo novela!! povinho mais mal amado.. por deus!

3. Cara, deixa de ser palhaço! Claro que o passeio poderia ter sido legal. Eles lotam demais a escuna e colocam som alto. Eu já aluguei lancha em angra algumas vezes mas quis fazer o primeiro passeio na escuna para conhecer. Foi tudo que ela disse! Um babaca falando feito um papagaio, som de péssima qualidade, alto, uma coisa baranga, perniciosa, fedorenta, sem gosto. Vc deve ser um deste guias ou um barango qualquer que adora funk, favelado, para mandar as pessoas irem a nado. Povinho é voce, seus modos, sua falta de educação, seu banguelo manco!

4. Mandar comer bem antes de uma passeio de barco, principalmente um barco pequeno, é no mínimo uma estupidez.

5. no minimo voce anônimo deve ser um proprietario de uma dessas embarcações que são de verdade até confortaveis,mas infelizmente a ganancia é grande e voces fasem ela parecer esses lotações,enchem até o talo e a tripulação sem preparo algum pra lidar com os turistas,parece até que estão transportando animais,sem consideração alguma pelos turistas,inventando historinha pra poder vender bebidas,atrasando a chegada ao restaurante,coisa horrivel,decepcionante...

6. Legal Ana todo esse relato, ajuda muito as outras pessoas que vão pela primeira vez a Angra, de modo que se possa ir prevenido e escolher melhor a embarcação. Valeu, tudo de bom e da próxima vez com certeza terá um passeio mais agradável e proveitoso.

7. Meu nome é Thays e fiz o passeio de escuna ontem para as praias de Ilha Grande. E tirando apenas o sol que foi embora logo, tudo foi muito de boa.

Quem ainda não foi, melhor não se basear em uma experiência ruim.

Isso tambem vale para o hotel. Antes de fechar o pacote fiquei lendo as reclamacoes dos hospedes e nem queria mais vir para Angra. Porém, uma amiga veio para o mesmo local que eu queria e disse que não tinha nada a reclamar. E até o momento, eu concordo.

Cada pessoa tem um tipo de experiência e tolêrancia. Pra mim, tudo foi ótimo no passeio de ontem. Estou torcendo hoje para o sol sair para que possamos ir para as Ilhas da Angra.

8. Vcs são frescas demais ,fica em casa na próxima..

2. Nossa... Estou surpresa! Fiz meu primeiro passeio de escuna, ontem, e não teve nada disso. Foi super organizado e divertido. Havia menos de 50 pessoas e todo mundo foi bem acomodado e recebido. O som também´bem estava bem apropriado para nossos ouvidos. Estou surpresa!

1. Que bom que você pegou um passeio tranquilo. Como coloquei no post, eu acho que em dias mais tranquilos -- baixa estação, dia de semana -- a experiência pode ser mais agradável. Mas o passeio que eu fui foi detestável

2. com qual agencia fez o passseio?

3. Em qualquer lugar do mundo , pacotes turísticos são assim mesmo, se deseja conforto vai de taxi ....

3. Jesus! Parece que fui eu que escrevi o texto! Para mim não existe NADA PIOR que o tal Tiozinho "MARATIMBA", aculturado, falando ( BERRANDO) feito um louco, sem parar, do início ao fim do passeio debaixo de música insuportavel e alta! Esta praga parece contaminar o MUNDO! Em Cancum peguei um pela saco destes no ônibus que levava ao X caret. Um nojo.Eu ODEIO CITY TOUR e tive que fazer um obrigado em NY e toma a praga de novo a falar sem parar! Mas os maratimbas de Angra são um dos piores. Felizmente eu só fui uma vez e o desgraçado falou menos pois a escuna estava com 30% de lotação e o palhaço resolveu maneirar. Mas a música de péssimo gosto, axé, pagode do tipo "mãozinha pra cima", comeu solta o tempo todo. Um inferno que só passou no mergulho na lagoa azul. Foi um dia espetacular que somente o maratimba palhaço atrapalhou. Se ele soubesse o quanto é nojento...

4. O passeio tem de bom somente os locais de parada para mergulhar e se banhar. O restante é pessimo. Os tripulantes das escunas estragam os passeios, com som brega, alto, pagode horroroso, insuportável. Que gente baixo nível. Parece favelado.

5. O problema de muitos aqui é que deveriam pelo menos chegar perto do capitão ou do carinha que fica lá gritando feito um doido pensando que está animando, e pedir a ele que diminua o som e que não precisa gritar. Já fiz vários passeios com grupo de pessoas e só tivemos sucesso, uma única vez que houve um problema resolvemos ali na hora e ficou td bem. O que vale nesses passeios, inclusive os que organizo, é que tem que haver uma interação entre as pessoas, quando falamos de grupo, todos estão juntos, ninguém pensa em si próprio, o pensamento ali é comum, então em uma situação dessas, temos sim que reclamar com quem organizou e se o mesmo não tiver presente, reúnam-se e fale diretamente com o responsável pela embarcação de forma clara e respeitosa, que com certeza o restante do passeio só será alegria. Faço sempre passeios em grupo de no m[máximo 50 pessoas e nunca tive sequer um problema.

1. A dica e faça uma pesquisa antes de contratar qualquer pacote ok! e acima de tudo respeito e educação não somos melhores do que ninguém fique todos com deus e boa viagem.

6. Só vejo graça nisso td! Kkkkk
    A escuna nem sai do lugar e o povo já começam a abrir os pacotes de biscoitos... Kkkkk Aproveito pra me divertir, rindo muito... eita povo engraçado...

7. Fiz um passeio em Porto de Galinhas de barco que o capitão gordão ficava dançando a música do cavalinho, a cena mais bizarra em todos estes anos de passeio de barco, fiz um recentemente em Paraty com a equipe Banzay e foi o melhor de todos, amanhã estarei de novo fazendo passeio de barco com uns parentes de fora e vamos ver o que eles acham.

8. excelente colocação, a equipe do Banzay é ótima, amamos o passeio em Paraty, tanto que retornamos.

9. Eu fiz dois de barco aqui no Rio pela agência LulaSam e gostei ....essas agência vendem o pacote que é um serviço prestado por terceiros, mas a parte deles fizeram direitinho .... mas sempre tem quem reclame ... normalmente o pessoal vai a festa em sua casa, como, se diverte e sai falando mal ... quem tem tempo e grana, pode se dar ao luxo de montar seu próprio passeio, mas quem tem o tempo contado e a grana também, o melhor é comprar um pacote desses, pois com todos os possíveis contratempos, ainda é uma opção viável com menos possibilidades de dar errado, pois eles fazem isso todos os dias.

10. Eu fico boba de ver tanta gente que se diz educada e culta chingando e desmerecendo o trabalho dos outros,é melhor vc pedir educadamente que abaixe o som, e sujerir o que gosta de ouvir,e não chamar o cara de nojento e debochar do estilo músical dos outros, se acha melhor do que os outros, mas tem sua própria embarcação? está na mesma condição de todos ali, vá a agência e sujira o que acha melhor.

11. fiz um passeio de escuna dia 27/12/2015 sem seguranca saiu atrasado quando chegamos na ilha nao pode encostar mare vazia eperamos mais uma hora e na volta porter mos nos atrasados eles abadonaram tres casais la

12. Gente eeeeee estou indo p Angra menos de 72 hr e me deparo cm esse bate boka aqui .... Qm tem grana vai de lancha qm não tem vai de escuna fazer o q... Vou procurar o mais em conta e pouck me impota se o capitão vai cantar ou dançar... Se vai ser axé ou sertanejo... Quero e aproveitar pq ao menos para mim foi MT tempo de programação p esse passeio a vida no dia a dia já e tão tumultuada as pessoas se preocupam cm coisinhas tão insignificantes.... E deixam de enxergar as coisas boas... Com td a certeza não voltarei aqui para avacalhar o local ou o passeio pq p mim vai ser maravilhoso... Cm farofa ou sem cm biscoito ou não cm fila sem fila são só pqns detalhes! Bjus a vida e bela.... A gente e quem fode com ela....

13. Gente eeeeee estou indo p Angra menos de 72 hr e me deparo cm esse bate boka aqui .... Qm tem grana vai de lancha qm não tem vai de escuna fazer o q... Vou procurar o mais em conta e pouck me impota se o capitão vai cantar ou dançar... Se vai ser axé ou sertanejo... Quero e aproveitar pq ao menos para mim foi MT tempo de programação p esse passeio a vida no dia a dia já e tão tumultuada as pessoas se preocupam cm coisinhas tão insignificantes.... E deixam de enxergar as coisas boas... Com td a certeza não voltarei aqui para avacalhar o local ou o passeio pq p mim vai ser maravilhoso... Cm farofa ou sem cm biscoito ou não cm fila sem fila são só pqns detalhes! Bjus a vida e bela.... A gente e quem fode com ela....

14. Este blog da Roberta ajuda muito as outras pessoas que tem interesse em ir a Angra, deixando alertas para escolherem melhor o barco de passeio. Valeu e da próxima vez com certeza terá um passeio mais agradável e proveitoso.

15. Galera, já estive várias vezes nestes passeios, com um sobrinho e com a familia inteira, e sempre foi bom. O tratamento dos tripulantes aceitáveis, os locais belíssimos e o preço razoável. Mas sugiro também, que pesquise antes com quem vai e como funciona. Mas numa boa, não deixem de ir, Angra tem no seu melhor este passeio nas ilhas, é inesquecível. Boa viagem um ótimo passeio.

16. Sou nascida e criada em Angra dos Reis e a pior coisa que surgiu aqui foi essa empresa de fora inventar esses passeios furrecas aqui.porque? Alugaram um monte de ônibus de turismo, compraram varias escunas,fizeram esquema com pousadas e outros pelo RJ oferecendo esse passeio a preço de banana. Acontece que todos os dias chegam esses ônibus lotados de gente da baixada fluminense e outros lugares esquisitos, tudo com cara de faroufeiro pra conhecer Angras!.gente pra conhecer as ilhas,praias e cachoeiras tem que passar no minimo 1 mês aqui, e aqui tudo é caro, mas se tiver uma graninha e Juntar um grupo de amigos legal da pra dividir o aluguel de uma lancha e ai sim valera a pena,sera inesquecível! Essa empresa alem de enganar o povo já que Não existe essa de passeio pelas ilhas saindo daqui do cais mais de Meio dia pra voltar 17h, só servem pra ganhar dinheiro dos incautos já que nenhum morador ou comercio angrense lucra um tostão, já que a pessoa já chega tarde desce do ônibus direto pra escuna e na volta vice versa, e o pior: a superlotação é tanta auê a i.undicie de lixo que abandonam no mar é grande, matando nossa fauna.o atual prefeito fez algo louvável para Acabar com esse oba oba,criou uma taxa para cada ônibus que entrar no município pra esse tipo de passeio...coibiu legal.foi o único jeito pois já estava demais! Todo dia a gente vendo aquele monte de gente sendo feito de Otário tava mal

17. Boa tarde pessoal, vcs que já foram pra Angra, só tem passeios de barco, estarei em Paraty e gostaria de conhecer Angra com a família, podem me dar dicas? Obrigada

18. SABE PESSOAL, O QUE ME PARECE CLARO AQUI É QUE MUITA GENTE GOSTA E MUITA GENTE NÃO GOSTA DE BAGUNÇA, GRITARIA, DE MUSICA QUE AGITA O PESSOAL TORNANDO O AMBIENTE UM VERDADEIRO BAILE FUNK.
    O QUE VEJO AQUI É UMA FALTA DE PADRONIZAÇÃO DOS PASSEIOS TURÍSTICOS NA REGIÃO DOS LAGOS NO RIO DE JANEIRO.
    FICAR SE OFENDENDO, MANDANDO QUE AS PESSOAS PROCUREM PASSEIOS MAIS EXCLUSIVOS ALEGANDO QUE AS ESCUNAS SÃO VERDADEIROS ÔNIBUS LOTAÇÕES AQUÁTICOS NAO VAI RESOLVER O PROBLEMA.
    É PRECISO SIM QUE AS EMPRESAS DONAS DAS EMBARCAÇÕES ESTABELEÇAM DIAS DE PASSEIOS DE CARÁTER MAIS TRANQUILOS, ONDE NÃO HAVERA MARATIMBA E AS MÚSICAS TENHAM UMA PEGADA MAIS LEVE, BEM COMO DEIXEM CLARO QUANDO OS PASSEIOS TERÃO SOM EXTREMAMENTE ALTO, MARATIMBA, MAOZINHA PRA CIMA, SELECIONANDO ASSIM, DE ANTEMÃO A ESCOLHA DO PÚBLICO. E SEM EXAGERAR NA LOTAÇÃO DE PASSAGEIROS PRESTANDO UM EXCELENTE SERVIÇO DE BORDO.
    AI QUEM QUISER AGITO VAI NO AGITO. QUEM QUISER TRANQUILIDADE , PAZ UMA COISA MAIS FAMÍLIA PODE SE PROGRAMAR PARA ESSE PASSEIO EM ESPECÍFICO.
    ACREDITO QUE EU ESCOLHERIA A ESCUNA MAIS TRANQUILA POSSÍVEL.
    AGORA NÃO TRANSFIRAM O PROBLEMA PARA O SEU PUBLICO TURÍSTICO POIS AI FICA MAL É PRA VCS DONOS DE ESCUNAS.
    PENSEM NISSO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...