quinta-feira, 24 de março de 2011

O inacreditável Mont Saint-Michel

O caminho um pouco longo vale a pena. Cerca de duas horas distante de Saint-Malo (outra cidade incrível, que tem uma parte histórica no "intramuros"), o Mont Saint-Michel fascina. Fiquei baseada em Saint-Malo e de lá, às 9h40, parte um ônibus que chega a St Michel às 11h38. Para-se na estação de trem de Pontorson, de onde sai um outro ônibus que leva até o monte. Conforme se aproxima, a vista fica cada vez mais incrível. Para voltar, é a mesma coisa, saindo de lá às 15h45. Se for de carro, é preciso saber as mares, porque o monte fica num ilhote rochoso.

A abadia datada dos séculos XI ao XVI é a atração principal. Sua história se confunde com a do próprio monte. Remonta ao ano 708, quando tem início a construção de um santuário para o arcanjo São Miguel. A história é longa e passa pela Guerra dos Cem Anos, quando a arquitetura do monte sobressaiu-se exemplar para fins militares - a abadia chegou a ser usada como prisão. Hoje, está listada como patrimônio mundial da Unesco e permite aos visitantes explorá-la. A entrada custa 14 euros.


Jardins da Abadia
Pode parecer pouco tempo para ficar no monte (da chegada às 11h40 à partida às 15h45), mas não é. Na realidade, além da abadia, cuja visitação leva aproximadamente duas horas, não há muito mais o que fazer. A rua principal concentra lojas e restaurantes. O mais famoso deles é o La Mère Poulard, cuja especialidade é omeletes. Tentei ir, mas, como sentei-me à mesa depois das 14 horas, não pude comer o menu e achei 30 euros por ovos caro demais.

Rua principal reúne lojas e restaurantes
O Mont Saint-Michel tem cerca de um quilômetro de circunferência e se eleva a uma altura e 80 metros. Do alto, é possível observar o horizonte. O que liga a ilhota ao continente é um caminho asfaltado, construído em 1879, mas que pode ficar submerso.

Observa-se o estacionamento para carros; 
em algumas épocas, tudo pode ficar debaixo d'água
Uma dica é subir nos muros que cercam o monte. Há escadas estreitas, mas nada perigosas, que dão acesso à parte mais alta. Do topo, aprecie a abadia e também a arquitetura do monte. Explore ainda as vielas que encontrar. Gratas surpresas virão!

Caminhe em cima dos muros



Fotos: Roberta Prescott
Informações práticas
Quando fui: janeiro de 2011
Hotel que fiquei: Em Saint-Malo, no hotel De L'univers (12 Place Chateaubriand, Intra Muros)
Preço: 67 euros a diária para quarto duplo
O que achei do hotel: ótimo, principalmente, porque o bar mais animado da cidade é nele

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...