sexta-feira, 4 de março de 2011

San Fermín: o carnaval da Espanha

Pamplona é uma cidade espanhola bem pequena, universitária e, quando morei lá, em 2003, nem El Cortes Inglés - a grande loja de departamento que vende de móveis de decoração a pacotes de viagens - tinha. Mas o que tornou Pamplona, no norte da Espanha e capital de Navarra, internacionalmente conhecida foi outro fator: a grande festa de rua de San Fermín!
De 6 a 14 de julho, a festa de San Fermín, com a corrida dos touros, faz a população quase quadruplicar. Chega a não ter lugar para abrigar todos os retirantes e não é incomum cruzar com jovens dormindo nas ruas, nem sempre por falta de hotel.

Durante os Sanfermines, as pessoas saem às ruas vestidas de branco e portando lenços vermelhos. É muito legal ver todo mundo igual, das crianças aos mais velhos - claro que nos primeiros dias, todos estão mais bem vestidos!

A festa, em honra a San Fermín, começa com o chamado chupinazo na frente da prefeitura. Todos se reúnem lá para dar a largada ao meio-dia do dia 6 de julho à festividade, que termina uma semana depois com novamente todos na rua. Desta vez, à meia-noite, portando velas e cantando "Pobre de mí".

A fama, no entanto, não veio de nenhum destes costumes, mas, sim, da corrida de touros pelas ruas do casco viejo. Os cerca de 900 metros são percorridos em alguns minutos. Touros e homens se misturam, enquanto a plateia disputa um lugar nas grades para ver o espetáculo que termina na Plaza de Toros.

Acho que San Fermín vale bem menos pela corrida (que não passa de homens bêbados correndo ao lado de touros) e bem mais pela confraternização. É um período quando a cidade está alegre. Todos saem às ruas e tem gente circulando praticamente 24 horas por dia (algo extremamente raro para a pequena Pamplona).

Há eventos para pessoas de todas as idades; e os jovens ficam peregrinando de bar em bar, buscando a melhor festa, show ou balada. Vale a pena ir, mas com espírito para festejar. Afinal, é o carnaval espanhol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...