sábado, 30 de julho de 2011

Mergulho com peixes coloridos e tartaruga em Abrolhos

Chegar ao arquipélago do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no Sul da Bahia, exige a permanência em Caravelas ou outra cidade próxima e um trajeto de cerca de três horas em barco. Pode parecer trabalhoso, mas não deixe que a preguiça ganhe: o lugar é maravilhoso! O fundo do mar cheio de peixinhos coloridos é mais bonito que o de Fernando de Noronha.


Fui ao arquipélago em janeiro de 2008, portanto, fora da época de observação das baleias jubarte. Uma pena. Espero voltar um dia em julho. O passeio saiu cedinho. Pegamos barco e quase três horas depois atracamos em Abrolhos.
Apesar de termos escolhido a excursão de um dia, as empresas oferecem pacotes em embarcações que ficam dois ou três dias no arquipélago — estes passeios focam, principalmente, mergulhadores. No nosso barco, o público era formado por famílias, turmas de amigos e casais que queriam conhecer as ilhas. Havia também quem fizesse o que eles chamavam de batismo, primeiro mergulho com cilíndro. Para mim, quando fiz, em 1994, curso de mergulho, o tal batismo ocorria depois de uma semana (pelo menos) de aulas práticas e teóricas.
O catamarã que nos levou: três horas navegando
Ao chegar a Abrolhos, fomos levados em pequenos barquinhos para terra firme. O catamarã ficou mais distante por questões de segurança. Já numa das ilhas (são várias), uma guia percorreu o trajeto permitido para turistas explicando a diversidade de fauna e flora. Maioria absoluta, os Atobás chamam a atenção e estão por toda parte.
Atobás brancos dominam o arquipélago
Depois do passeio, ficamos horas nadando pelas águas extremamente claras. Com nadadeiras e snorkel, nem nos demos conta do tempo passar. Eram milhares de peixinhos coloridos. O mais lindo de todos também era o mais gostoso... Pois é, acho que preferia não saber disto, mas descobrimos o fato quando o prato do jantar chegou e o garçom fez questão de explicar.

Não vi tubarão, mas uma tartaruga linda e enorme repousava no fundo do mar. Não era muito fundo, calculo uns 2 m ou pouco mais de profundidade, mas as águas eram superclaras. Fizemos várias fotos subaquáticas, mas nunca mandamos revelar e o filme se perdeu.

Gostei do passeio escolhido. A embarcação estava bem conservada e eram servidos lanches a bordo, além de frutas e bebidas à vontade. O único ponto de atenção foi a falta de um salva-vidas ou funcionário que monitorasse o ir e vir das pessoas com o barco em movimento. Para ir à proa, por exemplo, tínhamos de passar por uma estreita lateral, o que pode ser perigoso para crianças.
Placa da empresa com que fizemos os passeios
Chegamos à sede da empresa no fim do dia, já anoitecendo. Como o hotel ficava pertinho, voltamos a pé. Abrolhos foi o destino final de uma aventura nas férias de verão de 2008, quando saímos de São Paulo e fomos até Cavarelas de carro justamente para conhecer Abrolhos. Só posso dizer que vale muito a pena!

Leia também:
São Paulo-Bahia em 5.000 km e muita aventura

Informações práticas 
Quando fui: janeiro de 2008
Hotel que fiquei: Farol Abrolhos Hotel Iate Clube
Preço: uns R$ 200 por noite, com café da manha
O que achei do hotel: Na beira do canal, o hotel é bem gostoso. São vários chales e muita área verde que convidam para descansar. O pessoal foi bastante atencioso.
Por onde reservei: Guia Quatro Rodas e liguei para reservar

>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...