segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Um dia diferente em Paris, além dos pontos turísticos

Por Bia Prescott*


Já conheceu todos os principais pontos turísticos de Paris, na França, e sobrou um dia? Então, aproveite as dicas de quem está passando uma temporada de um ano na cidade!


Comece sua manhã no parque Buttes-Chamont. Pegue o metrô e desça em Buttes-Chamont ou Botzaris linha 7 bis: as duas saídas dão nos portões do parque, sendo que a oficial é a Buttes-Chamont, mas, na minha opinião, a Botzaris é mais perto das partes interessantes. 

O parque, em princípio, é apenas mais um típico lugar onde muitos franceses vão para praticar exercícios e  mães passeiam com os seus filhos. Perto das entradas não há nada de especial para se ver, mas explorando um pouco mais você irá achar um parque incrível: tem uma vista muito legal e não tem nada em comum com os outros jardins e parques que eu conheço de Paris. Existe até uma "caverna" com "queda d'água".



Por lá, você também encontra alguns restaurantes, barracas com comidinhas e teatros charmosinhos de fantoche. Porém, nada disto parece funcionar no inverno, até boa parte da grama fica fechada durante este período, o que não deixa o parque menos bonito. Aliás, já fui em dia de chuva e de sol, e nos dois foi maravilhoso! 

Última dica sobre o parque: ele fica longe dos pontos turísticos, por isso, a idéia de ir pela manhã, aproveitar e depois "voltar".


Para mim, a melhor parte de Paris é - e sempre será - o bairro Marais. Por isto, sempre volto. Minha sugestão é almoçar por lá. 

Na rue Vielle du Temple tem muitos cafés para escolher. Na rue des Rosiers, que é uma das minhas preferidas!, estão vários restaurantes kosher, mas vale lembrar quase todos fecham no Shabat, logo, sexta-feira no fim da tarde e sábado não são os melhores dias para ir. Para salvar os desavisados com desejo de falafel existe o Chez Hanna (54, rue des rosiers), se mantém aberto e tem uma limonada delícia! Quase todos os restaurantes desta rua são sempre cheios e tem a opção comer no local ou à emporter - para levar.

Posso listar vários lugares pela região, mas a delícia também está em procurar um com a sua cara e, ainda por cima, no caminho achar algum cadeaux lindo para se presentear. Mas lembre-se do melhor lema de viagem: "Quem converte não se diverte!" 

Bom, estando em Marais, você pode fechar seu dia visitando o Centre George Pompidou, o museu de arte moderna que sempre tem coisas interessantes ou pelo menos diferentes! 


Para terminar, tenho de confessar que minha parte preferida da cidade a noite é também a mais clichê de todas: Torre Eifel. Iluminada à noite, ela fica maravilhosa e com uma redução drástica na quantidade de turistas. Além disto, a cada hora cheia (por exemplo 20 h/21 h/22 h... em ponto), a torre brilha como árvore de Natal durante alguns minutos. Não importa quantas vezes eu veja isso sempre fico sem ar!

* Minha prima querida Bia se formou em fonoaudiologia e se mandou para Paris em meados de 2011, onde permanecerá até o segundo semestre deste ano. Enquanto isto, eu vou torcer para que ela escreva mais posts pro Mosaico!


>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...