quinta-feira, 9 de maio de 2013

Arroz de coco e muito mais: o que comer em Cartagena de Índias

A comida é, realmente, um ponto forte da visita a Cartagena de Índias, na Colômbia. Os pratos são muito gostosos mesmo, apesar da fritura excessiva. O arroz de coco, definitivamente, é o mais típico – e não apenas para turista. Perguntei a várias pessoas e descobri que esta iguaria, frequentemente, é feita nas casas das pessoas.
Paella mulata com arroz de coco
Pelo o que eu entendi, eles cozinham leite de coco de uma maneira para ficar “queimado” e depois usam isto como base para cozinhar o arroz. Ainda não tentei fazer, mas certeza de que tentarei.

Cocada e doces com coco são também bastante típicos, assim como frutas tropicais! Não sei se é supercomum, mas vi algumas pessoas comendo manga com sal...   

Nas ruas da cidade antiga, há ambulantes vendendo frutas frescas. Não é nada muito diferente do que temos no Brasil, mas elas me pareceram uma delícia!


Os pratos não costumam ser apimentados. Pelo menos os que eu pedi não eram, mas não custa perguntar ao garçom antes de escolher. Além de peixes e mariscos, eles comem bastante carne de porco, de boi ou frango em pratos mais pesados. Eles também costumam acrescentar abacate em saladas e pratos salgados.

Jantar no hotel: salada de camarão, tomate, alface e abacate 
Experimentei no restaurante La Chevicheria, a paella mulata, que, segundo o garçom que me atendeu, é o prato que mais sai. Provei e realmente é muy rico. Lembra uma paella feita com arroz de coco e leva camarões, lula, mariscos, pimentão, azeitona (fria) e outros ingredientes que deixam a combinação ainda mais apetitosa. 

O restaurante fica na ciudad amurallada, na lateral do magnifico Hotel Sofitel Santa Clara, um cinco estrelas de cinema – e também bastante caro. Se der, entre no hotel para dar uma espiada.

Os brasileiros que visitarem Cartagena não devem ter problema com a comida. O café da manhã no meu hotel era bem servido e com muitas opções que agradavam o paladar tanto de colombianos como de estrangeiros.

Durante os dias quando estive trabalhando na cobertura do Andicom, o almoço servido para os participantes do evento também foi bastante eclético, uma vez que deveria atender a gostos de pessoas de cidades e países distintos. Só uma ressalva para os lanches (ou coffee breaks) servidos no meio da tarde. Achei bizarro servirem uns embutidos empanados com um molho bem picante. Tudo era muito gordurento e não havia uma opção tipo pão com queijo.

Me frustrei também com a arepa que pedi na visita a Isla del Encanto. Havia amado as arepas que comi quando fui à Venezuela (ler post aqui) e, quando li no cardápio que eles serviam arepas, tratei de pedir. O problema foi que, diferente da Venezuela, a arepa servida na Isla del Encanto era empanada e vinha com ovo. Muito gordurento e não gostei da mistura. Acho que terei de voltar à Venezuela para comer a tradicional arepa!


Onde comer
Os melhores restaurantes ficam dentro da cidade murada. Fui a três: La Chevicheria, La Perla e um outro que esqueci o nome. Todos muito bons e com preços bem justos pelos pratos.

Em Bocagrande também há opções, mas menos charmosas que na cidade murada. Como estava hospedada nesta parte mais moderna de Cartagena, optei por jantar um dia ao lado do hotel.
Café del Mar, uma boa pedida para o pôr-do-sol


Vinho no pôr-do-sol
Na parte mais alta da muralha, está o Café del Mar. Muito agradável, este bar fica bem cheio no fim de tarde, algo bem compreensível uma vez que você pode tomar uns drinks olhando o sol se por no mar. Eu pedi um vinho branco bem gelado e fiquei lá, tranquila, admirando o pôr-do-sol!

Não deixe de trazer pó de café
Todos falam sobre o café colombiano. A matéria-prima é muito boa, mas o café em si vai depender de como ele for feito. Tomei cafés horrorosos, que mais pareciam “chafé”, bem ao estilo estadunidense, como também tomei expressos maravilhosos.

Minha sugestão é ir ao Juan Valdez Café, uma rede local de cafeteria. Lá você pode escolher o tipo de café que você quer e como quer. Além disto, há pó e grão de café para vender. Eu trouxe um pacote de 500 gramas e, quando acabou, eu queria mais.

PS: Visitei a Colômbia em setembro de 2012 e só escrevi sobre ela em maio de 2013. Para piorar, perdi meu caderno com as anotações (algo inédito em 15 anos de jornalismo :-o ), por isto, faltam muitos detalhes importantes, como os preços dos passeios e das comidas, por exemplo. Para compensar, divido o assunto em alguns posts para deixar a leitura mais agradável. Clique aqui para ler tudo!


Informações práticas - Hotel
Quando fui: em setembro de 2012
Hotel que fiquei: no Hotel Almirante Cartagena Colombia (Avenida San Martin calle 6ª esquina - Bocagrande)
Por onde reservei: direto com eles, mas o hotel tinha parceria com o Andicom, evento que eu fui.
O que achei: Ótimas instalações, perto da praia e de restaurantes, mas atenção: ele fica em Bocagrande e não dentro dos muros. Eu preferi, porque os hotéis no centro histórico me pareceram ou muito velhos ou muito caros. 

                                                                          >>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...