quarta-feira, 22 de maio de 2013

Governo dos EUA termina com exigência do preenchimento e entrega do I-94

Pessoas que viajam aos Estados Unidos com visto sempre foram obrigadas de preencher dois formulários para entrar no país: o registro de chegada e saída chamado de I-94 e o formulário de declaração alfandegária. No entanto, o governo parou de exigir o I-94 desde 26 de abril deste ano, de acordo com as informações oficiais.
O formulário I-94 era aquele papel branco, que tinha duas partes, onde os viajantes precisavam registrar aonde iam se hospedar e inserir dados como número do passaporte, data de emissão e validade do visto. Na imigração, o oficial conferia todos os dados e devolvia uma parte do I-94 carimbada com o tipo de entrada (B2 para passeio e B1 para negócios, por exemplo) e especificando quando o visitante deveria deixar o país (na data informada estrangeiro pelo ou antes da mesma).

A parte mais complicada, na minha opinião, sempre foi a necessidade de guardar esta parte final e entregá-la à companhia aérea no embarque de regresso ao país para registrar adequadamente a saída dos Estados Unidos. Não devolver sempre podia causar um problemão, já que poderia ser considerado que o visitante ultrapassou o tempo permitido de sua estada nos EUA, o que poderia fazer com que fosse negada uma futura entrada no país.

Bom, agora o governo dos EUA automatizou o I-94. Os passageiros devem informar os dados para a companhia aérea no momento do check-in. No entanto, os visitantes que passarem pela segunda inspeção (a temida “salinha”) receberão uma cópia impressa do formulário I-94.

A declaração alfandegária ainda é necessária.

Eu viajei aos Estados Unidos duas vezes durante esta transição. Na primeira vez, cheguei justamente no dia 26 de abril por Houston e tive de preencher o I-94 normalmente e entregá-lo na saída. Mas no dia 20 de maio, quando cheguei por Chicago, a oficial da imigração rasgou o formulário e disse que não era mais necessário. Pelas pesquisas que fiz entendi que eles estão automatizando gradualmente. Bom para nós que não teremos mais de nos preocupar em guardar e devolver o canhoto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...