segunda-feira, 6 de maio de 2013

As duas faces das Cartagena de Índias: Ciudad Amurallada e Parque Nacional Corales de Rosário


A Cartagena das Índias de Gabriel Garcia Márquez compreende, na verdade, o que está localizado dentro centro histórico, chamado de ciudad amurallada. Ali, sim, se reconhece a arquitetura e o ambiente retratado pelo escritor, que, há vários anos, não mora mais na casa laranja.

Esta cidade em estilo colonial localizada no centro do litoral caribenho ao extremo nordeste da Colômbia tem, na verdade, duas faces bem diferentes (que se traduzem em atrações obrigatórias aos turistas): as praias e a cidade murada que foi declarada Patrimônio Nacional da Colômbia em 1959 e declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1984.
Visitei a cidade em setembro de 2012 por ocasião de um evento, o congresso de TIC da região Andina,o Andicom. Para aproveitar, cheguei um dia antes e fui embora no dia seguinte ao congresso. Quem vai a Cartagena das Índias, na Colômbia, tem pelo menos dois passeios obrigatórios: caminhar pelas ruas e vielas da cidade murada e ir a uma das ilhas que compõem o Parque Nacional Corales de Rosário. Felizmente, consegui fazer os dois!

Gostei de ambos, mas mais do centro antigo, onde é quase impossível não fazer referência ao escritor Gabriel García Márquez. Ele se mudou para o México há mais de uma década, mas na há uma casa que dizem que é dele. Aliás, todos querem te levar para conhecer a tal casa. “Ela tem uma arquitetura moderna e mesmo assim foi enquadrada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade”, me contou um guia que conheci enquanto caminhada pela cidade murada.
Segundo o que contam, esta é a casa do Gabriel Garcia Márquez
Na verdade, eu fui abordada por este homem bem magrinho, que se apresentou como guia. Basicamente, ele me enrolou e, quando eu dei por mim, estava caminhando com ele pelas ruas e papeando sobre as histórias da cidade. Aliás, em Cartagena, as pessoas te abordam muito nas ruas para vender qualquer coisa. Isto é bem chato, principalmente, porque eles não respeitam quando você diz “no, gracias”.

Mas ignore esta parte e aproveite o que Cartagena tem de melhor: a herança da arquitetura do centro antigo, as histórias sobre a sua colonização, o arroz de coco, os frutos do mar...

Lindo, o centro histórico mistura o peso da arquitetura tombada pelo patrimônio histórico com o frenético século 21. As ruas, em sua maioria, são pequenas e tomadas por comércio, vendedores de rua, carros e pessoas disputando espaço. É bagunçado e encantador ao mesmo tempo.

Eu acho que Cartagena vale bem mais pelo centro histórico – a ciudad amurallada – que pelas ilhas ou praias, bem menos bonitas que o nosso litoral. Para aproveitar a estadia ali, tirei um dia de folga antes de o evento começar e comprei o passeio para ir à Isla Encantada, no complexo Parque Nacional Corales de Rosário.


PS: Visitei a Colômbia em setembro de 2012 e só escrevi sobre ela em maio de 2013. Para piorar, perdi meu caderno com as anotações (algo inédito em 15 anos de jornalismo :-o ), por isto, faltam muitos detalhes importantes, como os preços dos passeios e das comidas, por exemplo. Para compensar, divido o assunto em alguns posts para deixar a leitura mais agradável. Clique aqui para ler tudo!

                                             +++ fotos de Cartagena de Índias

Informações práticas - Hotel
Quando fui: em setembro de 2012
Hotel que fiquei: no Hotel Almirante Cartagena Colombia (Avenida San Martin calle 6ª esquina - Bocagrande)
Por onde reservei: direto com eles, mas o hotel tinha parceria com o Andicom, evento que eu fui.
O que achei: Ótimas instalações, perto da praia e de restaurantes, mas atenção: ele fica em Bocagrande e não dentro dos muros. Eu preferi, porque os hotéis no centro histórico me pareceram ou muito velhos ou muito caros.

                                                                          >>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...