* Anote o número de série de todos os equipamentos levados na viagem, assim como os telefones de suporte técnico dos aparelhos com acesso 3G. Isto porque, caso os equipamentos sejam roubados ou furtados, é possível ligar para a prestadora do serviço de telefonia e solicitar o cancelamento do serviço, assim como o bloqueio remoto do aparelho, quando possível.
* Utilize um software para bloquear e/ou rastrear o dispositivo de forma remota. Atualmente, existem diversas opções disponíveis no mercado.
* Ao acessar a Internet por meio da conexão Wi-Fi fornecida pelo hotel, caso seja solicitada uma atualização de software para se conectar ao sistema, desconecte imediatamente o computador e comunique a recepção, já que pode tratar-se de um golpe. Recentemente o FBI (Agência de Investigações Norte-Americana) emitiu um alerta de que cibercriminosos tem disseminado códigos maliciosos por meio de redes Wi-Fi fornecidas por hotéis. No golpe, quando o hóspede inicia o processo de conexão, o sistema solicita a atualização de software para completar o procedimento, mas quando o usuário autoriza esse procedimento, ele permite que um malware se instale em sua máquina.
* Antes de viajar, atualize o sistema operacional e o antivírus de todos os dispositivos móveis. Além disto, faça o backup de todos os dados armazenados nos dispositivos móveis.
* Utilize senhas fortes (com letras, números e caracteres) em todos os dispositivos móveis e atualize-as com frequência.
* Só utilize conexões Wi-Fi encriptadas com WPA2. Por outro lado, evite conexões WEP encriptadas, pois são facilmente hackeáveis.
* Considere usar um modem 3G, em vez da internet do hotel ou outras conexões Wi-Fi públicas.
* Evite acessar o Internet banking ou fazer compras online quando estiver conectado por meio de uma rede pública.
Fonte: Eset
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