Em maio, fomos, junto com os pais do Vitor, meu namorado, explorar as regiões da Provence e Côte D'Azur durante sete dias. Saímos de Paris pela manhã e pegamos o TGV rumo a Aix-en-Provence, que foi o nosso QG, onde ficamos hospedados e alugamos carro (com GPS, por favor!!!).
Cassis |
Dia 1
Exploramos Aix durante nosso primeiro dia lá. É uma cidade universitária, cheia de jovens e de construções lindas! Sua marca principal são suas fontes.
Dica da editora: Quando visitar a região, procure saber se está ocorrendo algum evento cultural. Por exemplo, de 5 a 27 de julho de 2012, ocorre o Festival d'Aix.
Dia 2
No segundo dia, visitamos Avignon, uma cidade que foi residência do Papado no século 14. A maior lembrança desta época é o Palácio dos Papas, um must-go da cidade que mata um pouco da curiosidade de como viviam esses religiosos naquele tempo.
Castelo dos Papas |
Pont du Gard (foto ©Vitor Mazon) |
Avignon: ponte destruída pelo Rhône |
Quando estava pesquisando o que conhecer na região dei de cara com a Pont du Gard, um lugar maravilhoso e decidi que iria, custe o que custasse. Não sabia direito onde era, só sabia que era perto de Nîmes, sorte minha que na estrada passamos por placas indicando o caminho e o seguimos, porque fazer o pai do Vitor se perder no meio de uma estrada francesa não ia pegar nada bem.
E ainda bem que fiz questão de ir, porque esse aqueduto romano no meio de um parque tirou meu folêgo e me deixou completamente apaixonada! Ganhou o primeiro lugar no meu top 3 da viagem! Lindo, lindo, lindo... de deixar sem palavras.
Dia 3
Visitamos Arles, uma cidade francesa do departamento de Bouches-du-Rhône, com cerca de 52.000 habitantes. Lá exploramos suas ruas superestreitinhas e cheias de charme; visitamos a arena e o teatro romanos e uma galeria subterrânea também dos tempos romanos, que era a base do fórum que não existe mais.
Bia e Vitor em Arles, na arena romana |
Saímos de Arles rumo a Les Baux de Provence, mas quando chegamos lá chovia loucamente! Então, não tenho muito o que falar de Baux, mas, com certeza, quero voltar, porque me pareceu uma mini joia de tão linda que era mesmo de baixo de muita chuva.
Dia 4
Já era praticamente a metade da viagem. No quarto dia, fomos a Gordes. Ah...Gordes. Só o caminho até lá já vale o passeio. Explorar aquelas ruas lindas conquistou meu coração e colocou a cidade no terceiro (sim, pulamos do primeiro para o terceiro, o segundo já vem) lugar no meu top 3 da viagem! Esta cidade, localizada no Luberon, transborda charme e tem uma vista sensacional.
Almoçamos no L’Artégal (Place du Château, Gordes), restaurante gracinha e com pratos delícia! Eu comi a salada de foie gras e o Vitor o plat du jour, que era um frango, ambos muito gostosos.
Após o almoço, partimos para Isle Sur la Sorgue, o paraíso da decoração vintage. Exploramos a rua principal e as áreas de decoração que estavam abertas. Depois de um café, partimos para o último ponto do dia, Fontaine-de-Vaucluse. Lá, visitamos a nascente do rio Sorgue, um passeio completamente diferente do que estávamos fazendo e, justamente por isto, mesmo foi fantástico!
Isle sur la Sorgre |
Dia 5
Fomos para Monaco, Monte-Carlo e Juan-Les-Pins. Gostei de Monte-Carlo, dei ótimas risadas no nosso passeio por lá, porque estavam montando o GP de Monaco, enquanto estávamos lá e eu adorei esta parte. No entanto, não me apaixonei loucamente por nada que vi nesse dia, então, meus comentários acabam por aqui.
Dia 6
Cassis! Finalmente, chegamos ao segundo lugar do meu top 3 da viagem, mas, no fim, acho que meu coração tem espaço para dois primeiros lugares! Este lugar é simplesmente de tirar o folêgo de tão maravilhoso!
Faça o passeio de barco para ver os calanques do mar e, se tiver muito pique, tem um passeio a pé para ver a vista de cima dos calanques. A cidade por si só já é uma graça e as praias, pelo o que eu vi, são pequenininhas e de pedrinhas, mas com aquele mar azul lindo. Conquistou meu coração!
Cassis é must-go da costa francesa com certeza! E ainda fazia um sol lindo, diferentemente dos outros dias, quando pegamos chuva e um tempo mais fechado – tenho de dizer que isto me pegou completamente de surpresa e me deixou com aquele "bronzeado" belo (muita ironia aqui gente): vermelho pimentão e com marca do vestido.
Dia 7
No sétimo e último dia, o meu "bronzeado belo" (leia-se vermelho pimentão) ardia ainda no dia seguinte, então, não aproveitei nadica da última cidade que visitamos, que foi Salon-de-Provence. Pegamos o trem no fim da tarde rumo a Paris.
Amei estas regiões francesas!
>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens
* Minha prima querida Bia se formou em fonoaudiologia e se mandou para Paris em meados de 2011, onde permanecerá até o segundo semestre deste ano. Enquanto isto, eu vou torcer para que ela escreva muitos posts pro Mosaico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário