Phi Phi Island são duas, na verdade. Uma, a Leh, onde fica a famosa Maya Bay, não tem hotéis. É reserva natural e paga-se 400 bahtes (uns 40 reais) por pessoa para visitar. Se o passeio não incluir, como é o caso ao contratar barco particular, pode-se pagar o montante em um guichê na praia em Maya Bay. Peça o tíquete com carimbo, porque podem requisitá-lo ao visitar outras praias de Leh, como a Monkey beach. A outra ilha é a Don, onde ficam os hotéis, bares, restaurantes, casas de câmbio e o pier.
Maya Bay por volta das 8h45: melhor chegar mais cedo! |
Como ir
Você pode tanto hospedar-se em Phi Phi Island como ficar em Phuket ou Krabi e comprar passeios de um dia. Eu fiquei em Phi Phi e amei. Há ferry-boat público que sai do Pier Ratchada, em direção a Phi Phi Island. O último zarpa às 15 horas de Phuket. Atenção se chegar de avião e for direto ao pier, pois o trajeto do aeroporto leva uns 60 minutos.
Você pode tanto hospedar-se em Phi Phi Island como ficar em Phuket ou Krabi e comprar passeios de um dia. Eu fiquei em Phi Phi e amei. Há ferry-boat público que sai do Pier Ratchada, em direção a Phi Phi Island. O último zarpa às 15 horas de Phuket. Atenção se chegar de avião e for direto ao pier, pois o trajeto do aeroporto leva uns 60 minutos.
Ferry-boat: são duas horas de navegação entre Phi Phi e Phuket
|
A agência brasileira que fechou nossos voos e transportes não se atentou a isto e, quando chegamos ao pier, o último ferry já havia saído. Tínhamos, daí, duas opções: ficar uma noite em Phuket ou pagar por uma lancha privada. Optamos pela segunda alternativa que nos custou 18 mil bahtes, também conhecido como o total que havíamos reservado para passar uma semana, com refeições e passeios, as três amigas. Felizmente, a agência se comprometeu a reembolsar a diferença!
Explicando melhor: há ferry-boats que fazem o trajeto desde Phuket e Krabi a Phi Phi Island, chegando ao pier em Tonsai Bay, o centrinho da ilha. Antes de comprar passagens ou planejar sua ida, procure saber os horários de cada um (saindo de e chegando a Phuket são três horários diariamente). Chegando à ilha, se seu hotel não for localizado no centro, terá de pegar um barquinho (long-tail boat) até o hotel. Alguns hotéis deixam funcionários no píer para ajudar os hóspedes.
Leia mais
Todos os posts sobre a Tailândia
Na ida, a lancha privativa nos desembarcou diretamente no hotel depois de uma viagem de uma hora. Na volta, pegamos o barco no hotel (200 bahtes por pessoa, 30 minutos de viagem) até o píer em Tonsai Bay e lá o ferry (1000 bahtes ida e volta ou cada perna por 600 bahtes) em um trajeto leva duas horas até o píer em Phuket. Lá, pegamos o transporte até aeroporto (mais uns 60 minutos). Fechamos o transfer do Brasil, pela agência, mas, localmente, eles vendem transporte por vans ou carro (entre 200 a 700 bahtes por pessoa) do píer até o aeroporto e outros pontos.
Oferta do hotel para traslados
|
Onde ficar em Phi Phi Island
O centrinho, onde está a maior parte dos hotéis, albergues e pousadas, além das baladinhas, bares, restaurantes, lavanderias, casas de câmbio etc., chama-se Tonsai Bay. A praia ali não é muito boa, por isto, as pessoas pegam táxi barcos para ir a outras praias. Outra opção é ficar nos hotéis longe de Tonsai; e há opções em diversas praias.
Mapa ajuda a dar noção de localização |
Para ir do hotel que fiquei a Tonsai, encaramos na ida uma trilha, subindo e descendo o morro por 45 minutos e voltamos de barco, que custou 200 bahtes por pessoa e demorou 30 minutos. A trilha não é difícil para quem tem preparo físico e não se importa com mato. Recomendo usar tênis. A vista, ao chegar, é linda!
Visual ao acabar a trilha que liga Loh Ba Gao Bay a Tonsai Bay |
Passeios
Maya Bay, internacionalmente conhecida por ser o cenário do filme "A Praia", é o passeio obrigatório. Para mim, a melhor escolha é fechar um passeio privado, com barco somente para você e seus companheiros de viagem. Mas há também muitos passeios em barcos maiores e mais rápidos com várias pessoas, em um circuito que inclui diversas paradas e almoço. A diferença é que no long-tail boat privado contrata-se períodos pré-combinados, podendo ficar o tempo que quiser em cada parada.
Rua da praia, em Tonsai |
Phi Phi Island também é point para mergulho. Se tiver certificado Padi, não se esqueça de levar a carteira. Outras opções de passeios incluem trilhas, snorkeling e visitas a outras praias e ilhas, como Mosquito Island e Bamboo Island. Tentamos ver o pôr-do-sol em Nui Bay, mas as meninas desistiram no meio da trilha (é íngreme de verdade e estávamos de havaianas). Dizem que é o mais lindo da ilha! Pode-se chegar de táxi barco também!
Confira mais fotos de Phi Phi, da Tailândia e de outros destinos
Nenhum comentário:
Postar um comentário