As regiões de Bur Dubai e Deira são divididas por um canal. Podemos considerar que esta região foi a gênese de Dubai, no século 19, quando as primeiras tribos árabes se instalaram no local. Todo o passado de Dubai e como ela evoluiu deste pequeno povoado, até se tornar a cidade do futuro, tendo um dos aeroportos mais importantes do mundo, passando Heathrow, em Londres, como hubs mais movimentado, pode ser visto no Dubai Museum, o único museu histórico da cidade que conta sobre o passado de Dubai, deixando um pouco de lado os arranha céus, e focando na cultura daqueles que um dia habitaram ali.
Mesquita Jumeirah |
Aproveite a visita ao museu para se perder pelos mercados “souks”. Uma sugestão é começar pelo mercado de ouro e de temperos de um lado, fazer a travessia nos barcos tradicionais “abra”, que custam 1 AED (menos de R$ 1) e desembarcar na região dos tecidos e roupas. Este foi um dos passeios que mais gostei. A região antiga de Dubai é muito viva e você facilmente irá se enroscar com vários vendedores tentando vender relógios Rolex ou iPhones de maneira clandestina.
Os souks podem ser uma experiência muito bacana se você se jogar e participar destes encontros e conversas. Todos os vendedores jogarão panos em suas cabeças e vão falar que tem preços ótimos para pashminas. Mas, cuidado, não compre nada pelo primeiro preço que você ouvir. Negocie, e pode negociar bem. Se você tiver um pouco de lábia, é possível conseguir ótimos descontos, mas fique de olho na qualidade dos materiais.
Outra dica que não li em nenhum lugar e só vi lá: as melhores taxas de cambio em Dubai são nos souks, na hora de planejar seu roteiro pode valer a pena colocar essa região como uma das primeiras na lista.
Estação das abras, os barcos |
Creek que separa os bairros Bur Dubai e Deira. O barco se chama Abra e faz as travessias de um lado para o outro |
Leia também:
É um espaço onde qualquer um pode tirar suas dúvidas, desde as origens do por que as mulheres cobrem seus corpos até os significados das cinco rezas diárias que todo fiel cumpre todos os dias. Vale muito a pena adentrar nesse universo, independentemente de qual sua religião ou crença. Foi uma experiência muito interessante.
Dentro da Mesquita Jumeirah |
Dubai Museum |
Nenhum comentário:
Postar um comentário