Dubai é uma cidade que depende do carro. A principal avenida da cidade é a Sheikh Zayed Road e ela literalmente corta a cidade inteira. Fique esperto quando reservar seu hotel, não é possível ficar perto de tudo. E, mesmo você achando que escolheu a melhor localização do mundo, se prepare para cruzar a cidade algumas vezes, pois terá algo que você quer conhecer que fica do lado oposto de onde você está.
Marina Walk: vista para a Cayan Tower, o maior prédio contorcido do mundo |
Dar uma volta pela região da Marina pode lhe dar uma grande idéia das façanhas arquitetônicas de Dubai, como um arranha céu completamente retorcido.
Para aqueles que gostam de uma noite no bar, prepare seu bolso também. Não existe o “boteco da esquina” em Dubai. A maioria dos bares na cidade fica dentro de hotéis, como o Q43, localizado no 43º andar do Media One Hotel. Já o preço da cerveja... prepare seu coração: em media R$ 40 por 500 ml.
Um aspecto curioso da cidade é que muitos ambientes ainda são “desérticos”, é possível sair de uma estação de metrô atravessar a rua e se deparar com um pedaço sem calçada e, sim, com areia.
Calçadas com areia lembram que a cidade está em um deserto |
Para quem viaja em grupos andar de táxi no dia a dia pode ser bem econômico e com um pouco de lábia também é possível negociar com alguns taxistas preços fechados, dependendo do tamanho do seu grupo.
Leia também:
Em relação aos pontos turísticos mais modernos da cidade (sem areias nas calçadas) posso destacar:
- O Burj Khalifa, prédio mais alto do mundo, com 823 metros e mais de 160 andares se destaca entre o horizonte e outros arranha céus (não espere ver muitos prédios de 20 andares por lá). A grande visão que podemos ter do Burj Khalifa é sempre de longe, quando podemos tentar enquadrá-lo por completo numa foto, mas vale a pena ter a experiência de vê-lo de perto, esticar o pescoço ao máximo para ver seu topo e acompanhar um show de águas que ocorre diariamente a partir das 18 h na fonte que fica ao lado do Dubai Mall. Por um preço bem salgado, é possível subir até um dos andares e ter uma vista da cidade, eu particularmente não fiz este passeio, mas é um dos atrativos do prédio.
Burj Khalifa |
- O Burj Al Arab, hotel de luxo num formato arquitetônico parecendo uma vela de barco, também se destaca no horizonte. Não entrei nele também, pois depois de alguns dias em Dubai você percebe que a maioria dos feitos arquitetônicos é interessante de se ver por fora, mas, por dentro, tem de pagar caro para visitar. Decidi ficar então com a experiência apenas de observá-lo por fora.
Pedras que circundam a formação da The Palm, com vista para Burj Al Arab |
Não é um ponto turístico onde se tem muito a se fazer, as visitas ao Atlantis são o grande chamariz para adentrar nessa ilha, mas algo me fascinou muito enquanto passava pelo túnel que dava acesso a ilha. Comecei a me dar conta e pensar que tudo aquilo havia sido construído em cima da água. Todo aquele pedaço de terra, areia e asfalto cheio de prédios e hotéis, havia sido criado do nada, no nada. E, ao estar lá, andando pelas grandes avenidas da ilha fiquei de fato impressionado com o que o ser humano é capaz de construir.
Show das águas no Burj Khalifa |
No Oriente Médio, Dubai é conhecida como a Meca das compras, não à toa é lar do maior shopping do mundo o Dubai Mall, com direito a mapas e vários guichês de informação para os consumistas de plantão encontrarem suas lojas favoritas.
Mesmo quem não está interessado em fazer compras vale a pena ir até o Dubai Mall por duas razões. Uma delas é o aquário gigante faz parte da entrada da atração, o Dubai Aquarium. A outra é o Underwater Zoo, que se paga para entrar, porém, a parte externa é tão grande e incrível e está acessível a qualquer um que entrar no shopping.
Aquário no Dubai Mall |
Outro aspecto que achei interessante foi ver os casais árabes passeando, homens vestidos com o traje tradicional (Dishdash, Gandurah, Gandoura ou Kandura) e as mulheres de Burca, com suas bolsas Burberry, óculos Chanel, pulseiras Tiffany e anéis Swarovski.
Se você quiser ver de perto outra bizarrice que Dubai permite ao visitante veja com seus próprios olhos a pista de sky indoor que existe no Mall of the Emirates. O calor do lado de fora pode chegar aos 50 graus no verão, mas a cidade tem seu espaço de vários graus negativos nesse miniparque de diversões geladas.
Estação de metrô |
Nenhum comentário:
Postar um comentário