domingo, 27 de fevereiro de 2011

Roteiro de 6 dias em Paris - dia 3 :Les Halles / Nôtre-Dame / Pompidou / Marais / Place de la Bastille

Este roteiro começa na região Les Halles, porque faz mais sentido para depois passar na Nôtre-Dame, Centre Pompidou e Marais. Sendo assim, desça na estação Les Halles (M4) ou o RER Châtelet-Les Halles

A estação Les Halles fica bem no coração do bairro. Você vai dar de cara com o fórum. Ao lado, está a imponente igreja Saint. Eustache. Na frente dela, na Place René Cassin, observe a escultura de uma cabeça gigante apoiada numa mão. Batizada de Ecoute, foi criada por Henri de Miller.


De lá, siga para a catedral Nôtre-Dame. Você pode ir a pé - cerca de 2 km - ou de metro (linha 4) parando na estação Cité. O metrô para bem no centro da Île de Cité, onde, além da catedral, estão a Sainte-Chapelle e o Palais de Justice. 

Explore a ilha andando nela e também beirando o Sena até a Pont Neuf, que data de 1578. 

Depois de apreciar a Nôtre-Dame - preste atenção nos vitrais -, caminhe a sua volta e gaste um tempinho na Île St. Louis, de onde se pode ver os fundos da catedral. 

Agora, sim, tem de ser andando: saia da ilha pela Pont d'Arcole. Você dará na rua do Hôtel de Ville (prefeitura). Eu acho o edifício bem bonito e, no inverno, há pista de patinação no gelo, enquanto, no verão, areia para prática de jogos como vôlei de praia. 

Siga nesta rue Renard, ela vai virar rue Beaubourg e você cairá bem na frente do Pompidou e sua arquitetura moderna, que, definitivamente, contrasta com Paris. Talvez, esteja aí seu maior charme. 






Entre no Pompidou! Vale a pena. E depois caminhe ao seu redor para continuar contemplando as obras




Saindo o Pompidou, pegue a rue de Francs Bourgeois. A rue des Archives vai cruzá-la e pegando-a você entra no coração do Marais. Vale a pena buscar um restaurante para comer. 

Seguindo pela rue de Francs Bourgeois, você chega ao Musée Carnavalet, que fica no Marais. Algumas ruas acima, está outro museu que vale a pena, o Picaso (Rue Thorigny).

Se continuar seguindo a rue de Francs Bourgeois, você cairá na Place des Vosges: são 36 casas, nove de cada lado. Apesar de ter sido palco de muitos eventos histórios, as pessoas vão mesmo lá porque Victor Hugo residiu em uma das casas durante 16 anos - hoje, o local é um café.

Saindo da Place des Voges, caminhe em direção à Place de la Bastille. Pode-se tanto continuar na mesma rue de Francs Bourgeois e virar à direita no boulevard Beaumarchais, quanto sair pela outra saída da Place e pegar à direira a rue Saint-Antoine. 
Fotos: Roberta Prescott

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...