quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como é difícil planejar roteiros

Uma das coisas mais difíceis em uma viagem é montar um roteiro que fique agradável, dentro do orçamento e, sobretudo, que permita conhecer bem os lugares propostos. Eu, particularmente, tenho gostado cada vez menos daqueles itinerários insanos de "veja 20 cidades em cinco dias", porque não se tem tempo de apreciar nada, muito menos de tentar decifrar os costumes e hábitos da população.


Por exemplo, conheci um casal de brasileiros que alugou um carro e planejou conhecer um número absurdo de cidades em 31 dias. Para se ter uma ideia, no mesmo dia, eles iriam sair de Saint-Malo (noroeste da França) rumo ao monte de Saint-Michel. De lá, partiriam para Tours apenas para conhecer o Château de Chenonceau (que fica nas redondezas) e teriam de chegar naquele mesmo dia a Bordeaux, onde iriam dormir. São quase 700 km sem, ao menos, conhecer um vinhedo de uma das regiões mais famosas pela produção de vinhos. Na sequência, iriam seguir viagem rumo à Itália para terminar em Berlim (Alemanha) e retornar à Paris (França).

Ok, sei que tem gente que gosta disto. Eu mesma já fiz algo semelhante quando estudava na Espanha. Mas juro que não foi tão corrido! Deu tempo de conhecer bem cada cidade que paramos - e até participar de manifestação nas ruas de Bruxelas (Bélgica).

É justamente para compartilhar o que na linguagem corporativa se chama de "melhores práticas" que eu proponho um compartilhamento de boas ideias de roteiro. Comentem contando os roteiros que fizeram e por que gostaram ou não!

>>> Guia de hotéis e avaliação das hospedagens

Um comentário:

  1. Adorei o Blog!!!
    Tb. comecei com roteiros, com a minha ida para a Bolivia, mas depois me apropriei do espaço e virou uma miscelânea !!!!
    Vou te colocar na minha lista tb!
    bjsss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...